O 1º PAA (Programa de Aquisição de Alimentos Indígenas) de Mato Grosso do Sul foi lançado nesta quinta-feira (23), em uma solenidade realizada na quadra da Escola Municipal Indígena Tengatuí Marangatu, na Aldeia Jaguapiru.

O PAA Indígena é uma das principais ações de fortalecimento da agricultura familiar, onde o Governo Federal compra alimentos diretamente dos produtores e os distribui para famílias em condições de vulnerabilidade alimentar. 

Em Dourados, o Governo Federal, por meio do MDS (Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome) disponibilizou R$ 2.307.966,38 milhões. Foram cadastrados 161 produtores indígenas no programa.

Os produtores indígenas, que irão entregar as cestas com diversos alimentos de produtos da agricultura familiar para 829 famílias indígenas que vivem em situação de vulnerabilidade alimentar, incluindo mais sete escolas municipais, garantindo qualidade de merenda escolar aos alunos da reserva.

A Semaf (Secretaria Municipal de Agricultura familiar) está dando o apoio logístico nas aldeias, operacionalizando a adesão dos 161 agricultores, que foi feita através da Semagro (Secretaria Executiva de Agricultura Familiar, de Povos Originários e Comunidades Tradicionais). 

Na solenidade estavam presentes a Presidente da Funai (Fundação Nacional dos Povos Indígenas), Joenia Wapichana, o vice-governador, José Carlos Barbosa, o Capitão da Aldeia Jaguapiru, Ramão Fernandes, o secretário municipal de Agricultura Familiar, Joaquim Soares, dentre outras autoridades. 

O PAA vai atender famílias nos 32 municípios do MS, sob coordenação da Seaf (Secretaria Executiva de Agricultura Familiar, de Povos Originários e Comunidades Tradicionais), da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Ciência, Tecnologia e Inovação) do governo do estado de MS em parceria com Agraer e prefeituras municipais.