Nesta segunda-feira (18), a prefeitura de convocou, por meio de publicação do Diogrande (Diário Oficial), os candidatos a GCMs (Guardas Civis Metropolitanos) aprovados que vão para a 3ª fase do 2º Estágio.

O andamento de tal processo é mais uma vitória da classe que, na semana passada, fazia acampamento em frente à prefeitura, para reivindicar melhores condições de trabalho, bem como andamento dos cursos de formação e de um concurso antigo. 

Conforme as regras dispostas na publicação de hoje, os candidatos convocados deverão se apresentar no dia 18 de março, no Parque Ayrton Senna, para o teste de maneabilidade, munido de uniforme institucional completo, às 7h, para o início do estágio.

O não comparecimento por qualquer motivo, na data prevista neste edital, gera automaticamente o desligamento do estágio.

Ao todo, 37 candidatos foram aprovados, mas apenas 20 foram convocados para a ​​3ª fase. Segundo o edital, as vagas somente serão ampliadas de acordo com a conveniência, necessidade e oportunidade da administração pública, e com a autorização do Secretário Especial de Segurança e Defesa Social.

Reivindicações da GCM 

Durante quase uma semana, entre os dias 11 e 15 de março, um grupo de servidores da GCM ficou acampado em frente à prefeitura de Campo Grande. 

Instalados no canteiro da Avenida Afonso Pena, os servidores municipais pressionaram o Executivo por melhores condições de trabalho e salário. 

Na quarta-feira (13), eles conseguiram que fosse publicada a convocação de 57 aprovados no último concurso, uma das principais reivindicações da categoria. 

Outra questão que a categoria busca respostas é a do chamamento de outros 120 nomes aprovados que aguardam para realizar o curso de formação. 

Hudson Bonfim, presidente do sindicato dos guardas municipais, afirmou durante a manifestação, que a categoria está insatisfeita com a gestão atual e que a principal questão para os profissionais é o não pagamento do adicional de periculosidade, um benefício pago aos trabalhadores expostos a riscos iminentes.

“O primeiro pagamento deveria acontecer em 2020, mas só aconteceu em 2021, com um ano de atraso. E o pagamento só aconteceu porque também fizemos manifestação”, explicou. 

Conforme ele disse, o segundo pagamento aconteceu em 2022 e a programação definia que o terceiro pagamento deveria ter sido realizado no dia 30 de janeiro deste ano. “Esse enquadramento impacta em 20% no nosso salário”, disse Hudson.

Atualmente, o quadro de efetivos na Guarda Municipal de Campo Grande é de 1.270 profissionais. 

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.