Pular para o conteúdo
Transparência

Alteração em regras para férias pega estagiários e residentes do MPMS de surpresa

Estagiários terão 10 dias de férias no decorrer do ano
Dândara Genelhú -
mpms estagiários
MPMS publicou alteração 'na surdina', alegam estagiários. (Arquivo, Jornal Midiamax)

Perto do fim de ano, estagiários e residentes do MPMS (Ministério Público de ) foram pegos de surpresa com alteração de férias. Resolução do Ministério alterou as regras para período de descanso do grupo.

Com direito a férias de 30 dias após um ano de estágio, agora os estudantes terão apenas 10 dias de descanso durante o ano. Isso porque a alteração concede outros 20 dias de férias durante o recesso forense do órgão.

Em 25 de outubro, a Procuradoria-Geral de Justiça formalizou a alteração, publicada na edição do DOMPMS (Diário Oficial do MPMS) de 28 de outubro. Ao Jornal Midiamax, os estudantes disseram que “a mudança foi repentina”.

Um dos estudantes relata que a medida, “que inicialmente foi aplicada aos estagiários, foi posteriormente estendida aos residentes, implicando que, na prática, os residentes também terão apenas 10 dias de férias anuais fora do recesso forense”.

Vale lembrar que servidores do MPMS participam do recesso forense, assim como outros feriados previstos no calendário de folgas do órgão. No entanto, seguem com período de férias integral.

Apenas é reduzido os 30 dias de férias para servidores que possuem faltas registradas e não justificadas. As condições são dispostas em resolução nº 28/2018-PGJ.

Impactos da alteração

A resolução nº 28/2024-PGJ considera a publicação da (Conselho Nacional do Ministério Público). Assim, as alterações foram realizadas “considerando a necessidade de compatibilizar a norma interna com as decisões do CNMP e a dinâmica atual do trabalho dos estagiários”.

Com medo de represálias, os estudantes preferiram não se identificar. Os relatos são de que, anteriormente, o recesso era concedido normalmente. Então, durante o ano e restante do período de férias escolares, poderiam reivindicar os 30 dias de férias.

“Essa alteração levanta questionamentos, principalmente sobre a equidade entre os direitos dos residentes e os de outros servidores, considerando que as responsabilidades e a carga de trabalho dos residentes são significativas e exigem uma jornada intensa de dedicação”, disse um estudante.

Agora, com 10 dias de férias ao longo do ano, o grupo teme por impactos na vida profissional e pessoal. “A redução para apenas 10 dias de férias ao longo do ano pode impactar o bem-estar e o equilíbrio entre vida pessoal e profissional dos residentes”, lamentou.

Por fim, o estudante destaca que o trabalho exercido pelo grupo é significante dentro da instituição. “Acho importante avaliar se essa medida está sendo tomada de forma justa e se há margem para flexibilização, levando em consideração o impacto na saúde física e mental dos residentes”, disse.

O Jornal Midiamax acionou o MPMS por e-mail, devidamente documentado, para esclarecimentos sobre a resolução. Porém, não houve resposta até a publicação desta matéria. O espaço segue aberto para manifestação da parte.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Durante abordagem, jovem morre em confronto com a polícia em MS

Duda Nagle fica irreconhecível após luta com Popó e é barrado em estabelecimento

Geada e 0°C: o que esperar da próxima frente fria em MS

gaza

Moradores de Gaza aguardam ajuda humanitária anunciada por Israel

Notícias mais lidas agora

VÍDEO: PF mira fraudes de mais de R$ 20 milhões em contratos da educação em MS

cedraz ministro tcu

Ministro do TCU destaca incertezas em proposta de leilão da BR-163 e histórico falho da CCR

Prefeita Adriane Lopes

Com voto do relator pela absolvição, julgamento da chapa de Adriane fica para semana que vem

Alvo de operação da PF manteve contrato milionário para fornecer móveis na gestão de Reinaldo

Últimas Notícias

Transparência

Em nota, Governo diz que SED e servidores ativos não são alvos de operação da PF

Governo afirma que está acompanhando os desdobramentos e colaborando com as apurações

Emprego e Concurso

Campo-grandenses madrugam em fila por chance de voltar ao mercado de trabalho

A ação faz parte do Primt, programa que oferta vagas de emprego para pessoas em situação de vulnerabilidade social

Polícia

PCC é alvo de operação e quatro são presos em ação para desarticular remessas de drogas para SP

Um dos alvos era responsável pela logística da organização

Política

Em 6 anos, licitações da SED-MS foram alvo de quatro operações da PF por fraude

Uma das operações derrubou até um secretário-adjunto da SED