Pular para o conteúdo
Transparência

À espera de acordo para entregar corrupção no Detran-MS, despachante pede suspeição em processo

Despachante apontado como operador do esquema entrou com pedido de incompetência de juízo
Gabriel Maymone -
David pede suspeição em processo (Reprodução)

Foragido por fraudes no Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul), o despachante David Cloky Hoffaman Chita pede a suspeição da juíza Eucélia Moreira Cassal, da 3ª Vara Criminal da comarca de Campo Grande. O pedido consta nos autos do processo o qual David é réu por inserção de dados falsos ao sistema do órgão.

Agora, o pedido de incompetência de juízo será analisado pelo (Tribunal de Justiça de MS). Caso acatem o pedido de David, outro magistrado será designado para o processo e poderá ter que revalidar – ou não – as decisões proferidas até o momento pela juíza no decorrer do processo.

Conforme apurado pela reportagem, o de David teria alegado que a juíza estaria ‘contaminada’ pelas provas, já que foi a própria Eucélia a responsável por decretar a prisão de David e da servidora comissionada Yasmin Osório Cabral, que está em prisão domiciliar com uso de tornozeleira.

Isso porque Eucélia atuou no inquérito policial do Dracco (Departamento de Repressão à e ao Crime Organizado) para garantir a legalidade de todo o procedimento. Porém, depois de oferecida a denúncia, o processo foi distribuído para ela mesma dar prosseguimento.

A reportagem acionou o advogado de David no processo, Wilson Tavares, que disse não poder falar sobre o processo por ser sigiloso.

Leia também – Foro especial: Chefe do MPMS manda para Brasília pedido de delação do Detran-MS que cita Beto Pereira

Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram

David quer delação com MP para detalhar poderosos por trás da corrupção no Detran-MS

No fim de setembro, David oficializou pedido ao MPMS para acordo de delação premiada. O despachante é apontado pelas investigações policiais como operador de esquema de fraude no Detran-MS.

Assim, David alega que foi ‘contratado’ pelo deputado federal Beto Pereira (PSDB) para operar o esquema, mas que o parlamentar seria o verdadeiro chefe das operações. Além disso, em vídeo obtido pelo Jornal Midiamax, o despachante aponta participação de políticos do PSDB no esquema como o ex-prefeito de e ex-diretor do Detran, Juvenal Neto, que também exerceu a presidência da Assomasul, cargo já ocupado anteriormente por Beto Pereira, quando prefeito de .

Conforme apurado pela reportagem, o MPMS ainda não se manifestou sobre o pedido de David.

Pen drive com o vídeo de Chita foi entregue pelo Jornal Midiamax ao PGJ (Procurador-Geral de Justiça), Romão Ávila Milhan Júnior, que remeteu o dispositivo ao PGR (Procurador-Geral da República), Paulo Gonet, em Brasília.

Romão argumentou que o envio do vídeo é necessário já que o STF (Supremo Tribunal Federal) seria responsável por julgar os supostos crimes.

“Um dos noticiados é deputado federal em exercício de mandato, e o suposto fato delituoso, segundo a narrativa que ora se apresenta, fora cometido em razão das funções, o que se amoldaria aos parâmetros delimitados pelo Supremo Tribunal Federal”, justificou.

Além disso, deixou nas mãos do procurador-Geral da República a decisão sobre eventual desmembramento da investigação dos demais citados na denúncia do despachante.

Romão argumentou que o envio do vídeo é necessário já que o STF (Supremo Tribunal Federal) seria responsável por julgar os supostos crimes.

“Um dos noticiados é deputado federal em exercício de mandato, e o suposto fato delituoso, segundo a narrativa que ora se apresenta, fora cometido em razão das funções, o que se amoldaria aos parâmetros delimitados pelo Supremo Tribunal Federal”, justificou.

Além disso, deixou nas mãos do procurador-Geral da República a decisão sobre eventual desmembramento da investigação dos demais citados na denúncia do despachante.

Beto Pereira e Neto (que estão ao lado do ex-governador Reinaldo Azambuja) seriam os principais beneficiários do dinheiro das fraudes, segundo David (Edson Ribeiro, Assomasul)

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

‘Minha segurança acabou’: Homem que esfaqueou companheira 6 vezes é solto

Ator de Grey’s Anatomy, Eric Dane anuncia que tem ELA e seguirá atuando

Peão que caiu de touro durante montaria ganha alta hospitalar em MS

Xande de Pilares fará show gratuito no Parque das Nações Indígenas

Notícias mais lidas agora

Monteiro acata denúncia de ‘amigos’ de Razuk e suspende no TCE-MS licitação da loteria estadual

‘Minha segurança acabou’: Homem que esfaqueou companheira 6 vezes é solto

Procurado pela Interpol, advogado de MS é preso na Itália

Oito equipes disputam Estadual de Vôlei Adaptado no domingo como seletiva para o Nacional

Últimas Notícias

Trânsito

Cinco veículos se envolvem em acidente com engavetamento na Afonso Pena

Engavetamento aconteceu metros antes do semáforo no cruzamento com a Avenida Arquiteto Rubens Gil de Camilo

Brasil

Greve de médicos peritos da Previdência termina após 235 dias

Médicos peritos do Ministério da Previdência Social encerraram a greve

Polícia

‘Maluco do Facão’ é capturado em operação após roubar e atacar motociclistas

Ele é apontado por atacar motociclistas com um facão

Cotidiano

Garoto prodígio de 4 anos consegue se matricular no 1º ano do fundamental em MS

Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul conseguiu respaldo para menino de 4 anos adiantar série em Guia Lopes da Laguna