Pular para o conteúdo
Transparência

Sidrolândia cancela contratos e suspende licitações vencidas por empresas investigadas em operação

Na sexta-feira (21), o Gaeco cumpriu 9 mandados em Sidrolândia, sendo quatro de prisão preventiva
Mariane Chianezi -
(Divulgação, Prefeitura de Sidrolândia)

A Prefeitura Municipal de , a 63 km de , suspendeu todos os contratos de prestação de serviços e aquisição de produtos com as cinco empresas investigadas pelo Ministério Público de Mato Grosso do Sul na ‘Operação Tromper’.

De acordo com o decreto 181/2023, assinado nesta terça-feira, 25 de julho, e publicado na edição de hoje do Diário Oficial, o Setor de Compras, Licitações e Contratos irá rescindir todos os contratos atualmente em vigor, que foram firmados pela administração pública com as seguintes empresas: R&C Comércio, Serviços e Manutenção Ltda, ME; 3M Produtos e Serviços Ltda; Rocamora Serviços de Escritório Administrativo EIRELI; Odinei Romeiro de Oliveira ME e Everton Luiz de Souza Luscero EIRELI.

O decreto, publicado em edição da desta quarta-feira (26), suspende e determina a revisão dos processos licitatórios ainda não homologados, que foram vencidos por qualquer uma das empresas sob investigação. Caso sejam identificados indícios de fraude, a licitação será revogada, e um processo administrativo será instaurado para apurar os fatos.

Além disso, o município determinou aos setores responsáveis pela cotação de preços, usada como referência nos pregões, que consultem empresas especializadas para revisarem o acervo de dados com a média de preços apurada.

A prefeita, (PP), disse que assinou o decreto em resposta aos desdobramentos da segunda etapa da operação, que foi deflagrada no último dia 21 com o objetivo de apurar supostos crimes de fraude à licitação.

“Nossa gestão não tem nada a esconder; apoiamos integralmente os órgãos de fiscalização e repudiamos qualquer conduta que vá contra os princípios éticos e legais. Estamos comprometidos com a transparência e zelamos pela correta aplicação dos recursos públicos. Adotaremos todas as medidas necessárias para honrar esse compromisso com a população de Sidrolândia”, afirmou a prefeita.

Câmara vota abertura de CPI

Na quinta-feira (27), antes do retorno do recesso, a Câmara Municipal de Sidrolândia terá sessão extraordinária para votar a abertura de uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito). A intenção é apurar as licitações fraudulentas que motivaram duas operações do Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado) na prefeitura do município.

Conforme o presidente da Casa, Otacir Figueiredo (PP), após a primeira fase da Operação Tromper a Câmara solicitou à Prefeitura de Sidrolândia documentação sobre as licitações investigadas. No entanto, mais de 30 dias depois, ainda não teve retorno.

Na última sexta-feira (21), o município recebeu mais uma vez a ‘visita’ do , com a prisão do servidor municipal Tiago Basso e mandados de busca cumpridos na prefeitura. Desta forma, os vereadores devem realizar uma sessão extraordinária, com início às 19 horas, na quinta-feira.

Assim, será votada a abertura de uma CPI para apurar os fatos investigados pelo Gaeco. “Ainda não sabemos se será aprovado, mas os vereadores entraram em um consenso para a sessão extraordinária”, afirmou Otacir.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Prefeitura instala radares para testes em seis pontos de Campo Grande

Velório de Preta Gil terá cortejo no circuito de megablocos de Carnaval; entenda

Líder de torcida organizada que comandava tráfico em de 40 bairros no Paraguai é preso

Padrasto tranca menina de 4 anos e a espanca com socos no rosto em Campo Grande

Notícias mais lidas agora

superfaturamento contratos dsei operação campo grande

Dono de locadora de veículo em Campo Grande foi preso pela PF em ação contra desvios

Tereza e Nelsinho ouvem Riedel sobre efeito das tarifas de Trump antes de missão nos EUA

Perícia ajusta valor e determina indenização de R$ 18 milhões à Flexpark por estacionamentos

Campo Grande convoca aprovados em seleção para coveiro e pedreiro; confira

Últimas Notícias

Transparência

Leiloeiras são convocadas pela Sefaz-MS para sorteio público

Leiloeira escolhida vai realizar leilão de bens apreendidos pela Secretaria

Mundo

Von der Leyen diz que teve ‘reunião excelente’ com Xi Jinping, mas pede equilíbrio no comércio

Líderes se encontraram na abertura da cúpula que comemora 50 anos das relações bilaterais

Emprego e Concurso

Está na lista? Sesau convoca odontólogo, psicólogo, motorista, assistente social e fisioterapeuta

Os convocados deverão comparecer nesta sexta-feira (25), na sede da Sesau

Trânsito

Motociclista é socorrido ao bater em caminhão de peixes na Avenida Bandeirantes

Comerciantes reclamam que acidentes são constantes na região