O secretário da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), Jaime Verruck, nomeou como secretário executivo de Meio Ambiente o administrador Artur Henrique Leite Falcette, que atuava como diretor na secretaria de Governo. A exoneração deste último cargo consta em publicação desta terça-feira (12) do Diário Oficial do Estado.

Artur é graduado em Administração pela Universidade Federal de Viçosa (MG), Mestre pela UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados) com foco em tomada de decisão e economia comportamental (olhando para aspectos de serviços ambientais e sustentabilidade) e atualmente cursando Doutorado na Instituição, segundo informações da assessoria.

Artur já atuava no Governo do Estado, estava ligado à Secretaria de Governo e desempenhava funções voltadas a medidas de sustentabilidade na região de Bonito. Ele possui MBA pela Fundação Getúlio Vergas (FGV) e é Pós-Graduado em Liderança Estratégica de Negócios na Ohio University, nos Estados Unidos.

Com a posse de Artur, a Semadesc completa o quadro do segundo escalão. No novo desenho para a atual gestão, foram criadas cinco secretarias executivas para dar conta da gestão de todas as demandas abarcadas da pasta: a Secretaria Executiva de Agricultura Familiar, de Povos Originários e Comunidades Tradicionais; a Secretaria Executiva de Qualificação Profissional e Trabalho; a Secretaria Executiva de Ciência, Tecnologia e Inovação; a Secretaria Executiva de Desenvolvimento Econômico e Sustentável e a Secretaria Executiva de Meio Ambiente.

A Secretaria Executiva de Meio Ambiente tem como órgãos auxiliares a Comar (Coordenadoria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos), a Coren (Coordenadoria de Regulação, Normas e Negociações Socioambientais), o Cemtec/MS (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), a Cosebio (Coordenadoria de Serviços Ecossistêmicos e Biodiversidade) e a Codefin (Coordenadoria de Descarbonização, Finanças Verdes e Novas Economias).