Divulgada nesta sexta-feira (11) pelo Governo Federal, a lista de obras do Novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), integra a conclusão de seis obras em Ponta Porã, entre elas, a retomada da construção de 302 unidades da Minha Casa, Minha Vida. Além de infraestrutura para Educação, Ciência e Tecnologia.

O detalhamento foi feito nesta manhã, durante o lançamento do pacote no Rio de Janeiro, com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o governador Eduardo Riedel (PSDB).

Moradias

Estão destinados recursos para as 302 unidades habitacionais na retomada e conclusão de obras no município, incluindo ainda, a execução das obras em duas unidades habitacionais da faixa 1. Enquanto isso, na faixa 2, os projetos da Minha Casa, Minha Vida MS Ponta Porã MCMV também terão obras.

Saúde

Na saúde, os recursos serão destinados à preparação para emergências sanitárias de Ponta Porã, com a ampliação da capacidade dos LACEN, LAFRON e LMSP, bem como, dos equipamentos para Laboratórios de Saúde Pública.

Transporte

Há também, concessão de obras que contemplarão Ponta Porã para estruturações que viabilizem transporte eficiente e sustentável entre aeroportos de conexões.

Abastecimento

Por fim, a lista traz a retomada da ampliação e novas obras SAA para abastecimento de água no município.

Novo PAC

O Novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) tem 255 estudos, concessões e conclusões de obras paradas para Mato Grosso do Sul. São R$ 44,7 bilhões de investimentos, entre recursos do Governo Lula e financiamentos de bancos públicos para concessões e PPPs (parcerias público-privadas), além de investimentos de estatais, sobretudo da Petrobras.

Outras obras, como a construção do contorno de Três Lagoas, adequação da BR-267 e alça de acesso à ponte do Rio Paraguai, conclusão do Aeroporto de Dourados e moradias do Minha Casa, Minha Vida está listada.