Justiça condena prefeitura de Campo Grande a pagar adicionais a professores readaptados
ACP entrou com ação questionando falta de isonomia com professores em jornada normal
Adriel Mattos –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A 1ª Vara de Direitos Difusos, Coletivos e Individuais Homogêneos condenou a prefeitura de Campo Grande a pagar os adicionais noturno, de difícil provimento e de exercício na zona rural a professores readaptados. A ação corria desde março de 2020.
Na petição inicial, a ACP (Sindicato Campo-Grandense dos Profissionais da Educação Pública) sustenta que o município se recusa a pagar os benefícios aos profissionais devido à readaptação, regime no qual o servidor é designado para outra atividade por motivos de saúde.
Os adicionais estão previstos no Estatuto dos Servidores Públicos (Lei Complementar 190/2011), e o sindicato alega que os benefícios deveriam ser pagos aos readaptados para seguir o princípio da isonomia.
A PGM (Procuradoria-Geral do Município) citou que a Lei Complementar 97/2006 não garante os adicionais aos servidores readaptados. Instado a se manifestar, o MPMS (Ministério Público do Estado) se posicionou a favor da ACP.
Juiz cita lei de 1988 para determinar pagamento de adicionais a professores readaptados
Em sua decisão, o juiz Alexandre Corrêa Leite aponta que há divergência nas leis citadas, mas que a Lei Complementar 19/1988 não exclui a possibilidade de pagamento dos adicionais.
“Verificadas as condições fáticas previstas na Lei Complementar Municipal 19/1988, resta assegurado ao servidor o direito subjetivo ao recebimento das vantagens pecuniárias garantidas na norma alhures mencionada, ainda que se trate de servidor readaptado”, escreveu.
Assim, o magistrado determinou que a prefeitura pague os benefícios a partir da data na qual o servidor conquistou o direito, com juros e correção monetária. Leite observou ainda que a decisão não atinge quem moveu ação individual, devendo desistir desta para ser afetado pela atual.
Notícias mais lidas agora
- Empresário morre ao ser atingido por máquina em obra de indústria em MS
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
Últimas Notícias
Deputado quer estudo para manutenção de placas indicativas da MS-156
Indicação foi lida na Alems, pelo deputado Lídio Lopes (Patriota)
Dois petroleiros russos derramam óleo no Estreito de Kerch após tempestade
Autoridades disseram que um membro da tripulação morreu
Homem é enganado, cai em golpe e acaba perdendo R$ 1 mil no Jardim Campo Nobre
Autor disse que a chave PIX era “muito difícil de digitar” e fez uma transferência muito acima do valor combinado com a vítima
Queda de Assad na Síria cortou linha de suprimentos essencial do Irã, diz Hezbollah
O Hezbollah perdeu sua rota de suprimento mais importante do Irã através da Síria, disse o chefe da milícia libanesa, Naim Qassem. Esta é a primeira vez que o grupo militante reconheceu publicamente como a queda do regime de Bashar al-Assad na Síria prejudicou a capacidade do grupo de se rearmar, após uma dura campanha…
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.