Nesta semana, a ex-prefeita de , cidade a 384 quilômetros de Campo Grande, Maria Odeth Constância Leite dos Santos, foi condenada por crime de responsabilidade. Servidores públicos também foram condenados, acusados de usarem bens públicos para fins particulares.

Conforme a sentença, os crimes aconteceram em 2009. Na ocasião, o então servidor público Francisco Douglas Leite Bianchi, com o filho Cláudio Guilherme, agiu com anuência da prefeita e do secretário de Obras, Hordones José Alves.

Eles utilizaram um caminhão caçamba, uma pá-carregadeira e uma patrola, bem como tiveram auxílio de servidores municipais, para limparem uma área da Chácara Belvede. Ali seria construída uma pista de laço.

Além disso, foram localizadas na propriedade rural diversas madeiras de propriedade do município. Essas madeiras seriam utilizadas na construção e reforma de pontes, mas acabaram utilizadas na construção da pista de laço.

Um servidor público municipal, na função de operador de máquinas, confirmou as declarações e disse que com um caminhão basculante da transportou duas cargas de madeira que seriam utilizadas para fazer pontes.

O serviço teria sido feito por determinação de seu chefe imediato Hordones. Por fim, a juíza Jeane de Souza Barboza Ximenes, da 1ª Vara de Bela Vista, decidiu por condenar os quatro acusados pelo crime de responsabilidade.

Cada réu foi condenado a 2 anos de reclusão, em regime aberto.