Imasul analisa estudo de impacto ambiental para empresa construir hidrelétrica em MS
Pequena Central Hidrelétrica deve ser construída em Ribas do Rio Pardo
Renata Portela –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A empresa Cinetix Participações Societárias Ltda (CNPJ CNPJ 37.078.269/0001-09), de Santa Catarina, protocolizou EIA (Estudo de Impacto Ambiental) junto ao Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul), para construção de uma Pequena Central Hidrelétrica em Ribas do Rio Pardo.
Conforme a Prefeitura de Ribas do Rio Pardo, a obra deve ser feita na região do Ribeirão das Botas. O Gerente de Licenciamento do Imasul, Josemar Vieira de França, informou por meio de ofício enviado à prefeitura, que o pedido de atendimento deve ser feito em aproximadamente 30 dias.
De acordo com a Política Nacional do Meio Ambiente (Lei Federal no 6.938, de 1981), qualquer estabelecimento ou atividade que utilize recursos ambientais e seja capaz de causar poluição ou degradação ambiental precisará de prévio licenciamento ambiental, como é o caso da Pequena Central Hidrelétrica.
Ainda segundo o Conama (Conselho Nacional do Meio Ambiente), o Licenciamento Ambiental é o procedimento administrativo onde o órgão ambiental avalia a viabilidade da localização, instalação, ampliação e operação de empreendimentos e atividades que podem causar degradação ambiental, considerando a regulamentação aplicável a cada caso.
O processo de licenciamento ambiental é dividido em três licenças: A Licença Prévia, concedida na fase preliminar do planejamento do empreendimento, com aprovação da localização e concepção, atestando a viabilidade ambiental e estabelecendo os requisitos básicos e condicionantes a serem atendidos nas próximas fases de implementação.
A Licença de Instalação, que autoriza a instalação do empreendimento de acordo com as especificações constantes dos planos, programas e projetos aprovados, incluindo as medidas de controle ambiental e demais condicionantes.
Por fim a Licença de Operação, em que é autorizada a operação do empreendimento, após a verificação do efetivo cumprimento do que consta das licenças anteriores, com as medidas de controle ambiental e condicionantes determinados.
Com o Estudo de Impacto Ambiental, é produzido o Rima (Relatório de Impacto Ambiental). As Pequenas Centrais Hidrelétricas são uma fonte de geração de energia renovável a partir do aproveitamento do potencial hidráulico.
A intenção é que a PCH Ribas utilize a queda natural do trecho do Ribeirão das Botas para a geração de energia, sem a necessidade de altos barramentos. Deste modo, foi projetada uma barragem de pequenas proporções.
Notícias mais lidas agora
- Alerta de afogamentos continua: 10 já morreram em MS nas primeiras duas semanas de 2025
- Entre feriados e pontos facultativos, 21 datas marcam calendário comemorativo de Campo Grande em 2025
- Moradora de Bataguassu é a primeira vítima de Covid-19 no Estado em 2025
- Família de homem com deficiência mental morto por americano em MS pede R$ 3,2 milhões de indenização
Últimas Notícias
VÍDEO: Trio usa carro para arrombar loja de eletrônicos na fronteira
Danificam a porta principal do comércio
Produção de motocicletas cresceu 11,1% em 2024, aponta Abraciclo
O volume representa melhor desempenho para o segmento em 14 anos
Idoso tem dedo mutilado ao ser atacado por mulher com enxada na Vila Anahy
Caso aconteceu na Vila Anahy por volta das 18h desta terça
Produção da safra brasileira caiu 7,2% em 2024, estima IBGE
O resultado esperado de 2024 fica 22,7 milhões de toneladas abaixo da colheita de 2023
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.