Cesp será investigada por inundar fazendas e ‘praias’ em MS após abrir comportas de usina
Ministério Público irá investigar possíveis danos ambientais e de ordem coletiva cometidos pela usina após a abertura de suas comportas
Gabriel Neves –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A Cesp (Companhia Elétrica de São Paulo) passará por investigação após diversas propriedades rurais terem sido inundadas em Batayporã por conta da abertura de comportas de usina pertencente à empresa.
O MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul) abriu inquérito civil para investigar o caso na última segunda-feira (10).
Assim, o inquérito busca investigar a empresa por “possíveis danos ambientais e de ordem coletiva cometidos pela Usina Hidrelétrica Engenheiro Sérgio Motta, após a abertura de suas comportas no município”.
O promotor Murilo Hamati Gonçalves, que assina o documento, considera a necessidade de investigar a ocorrência de danos ambientais (e sua eventual extensão), bem como demais prejuízos ocasionados pela abertura das comportas da usina.
Com isso, a empresa recebeu prazo de dez dias para apresentar informações que entender necessárias.
Além disso, a Prefeitura de Batayporã deverá prestar informações acerca das diligências que já foram realizadas, incluindo aos respectivos relatórios de inspeção realizados pela defesa civil local.
Por fim, o órgão pediu para que a PMA (Polícia Militar Ambiental) realize vistorias nas propriedades rurais afetadas pelos alagamentos, após a abertura das comportas da Usina Hidrelétrica Engenheiro Sérgio Motta, dentre elas Garça, Garça I, Garça II, Vale Verde e Plantal.
A reportagem entrou em contato com a empresa, buscando posicionamento sobre o assunto, mas não obteve resposta. O espaço segue aberto.
Abertura de comportas inundou praias
A abertura de comportas em outra usina pertencente à Cesp, fez com que a água tomasse conta das praias de água doce em Porto Rico (PR) e Rosana (SP), que fica na divisa entre Mato Grosso do Sul e Paraná.
A Cesp realizou a abertura das comportas da Usina Hidrelétrica de Porto Primavera Engenheiro Sérgio Motta, em Rosana, em janeiro deste ano.
De acordo com a Cesp, a abertura das comportas ocorreu na época para regularizar o controle do nível do represamento do Rio Paraná.
Com a abertura das comportas, o Governo do Estado do Paraná reforçou a presença de guarda-vidas na região durante o chamado Verão Maior Paraná.
Notícias mais lidas agora
- Empresário morre ao ser atingido por máquina em obra de indústria em MS
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
Últimas Notícias
Mulher é resgatada de cárcere após ex-genro encontrar bilhete com pedido de socorro em Campo Grande
Suspeito foi preso e levado para a delegacia
Casal que deu apoio a fuga de garupa que executou motociclista é preso na BR-060 em Campo Grande
Júnior Ferreira de Souza foi executado com tiros no rosto e nas costas na Rua dos Pioneiros na noite de sexta-feira (13)
Deputado quer estudo para manutenção de placas indicativas da MS-156
Indicação foi lida na Alems, pelo deputado Lídio Lopes (Patriota)
Dois petroleiros russos derramam óleo no Estreito de Kerch após tempestade
Autoridades disseram que um membro da tripulação morreu
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.