Pular para o conteúdo
Transparência

Tribunal Superior Eleitoral cassa mandatos de mais dois vereadores de Ladário

Desta vez, Rosiane Arnaldo, a Zica, e Paulo Henrique Coutinho perderam as vagas também por fraude da cota de gênero
Adriel Mattos -
Ladário
Foto: Reprodução/TSE

O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) cassou os mandatos dos vereadores de , Rosiane Arnaldo, a Zica (PSB), e Paulo Henrique Coutinho (União) por fraude na cota de gênero. É a segunda decisão que vai modificar a composição da Câmara Municipal.

O (Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul) denunciou que o então Democratas – que se fundiu com o PSL para formar o atual União – lançou a candidatura de Maria Ozita Souza de Arruda a vereadora, mas ela não teve votos. Para o órgão, Maria Ozita foi incluída como candidata da chapa para forçar o cumprimento da cota.

O juízo da 50ª Zona Eleitoral acolheu os argumentos do MP e cassou os mandatos dos eleitos pelo DEM, mas o (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul) reverteu a decisão.

O Ministério Público recorreu ao TSE. Intimados, Rosiane e Coutinho não contestaram o recurso especial.

Ministro cita jurisprudência do TSE e cassa vereadores

Em sua decisão, o ministro Raul Araújo cita que a jurisprudência da corte já delimitou os parâmetros que configuram a prática da fraude de cota de gênero.

“Do cotejo entre os fatos descritos nas premissas fáticas do acórdão recorrido e a compreensão encampada pelo TSE a respeito do tema, ressai que a soma das circunstâncias fáticas do caso concreto demonstra, de forma inequívoca, que a candidata foi registrada com o único intuito de cumprir a determinação quanto à cota de gênero”, escreveu.

Assim, Araújo determinou a cassação dos mandatos de Rosiane e Coutinho e a recontagem dos votos para vereador.

TSE já cassou dois vereadores de Ladário pela mesma prática

Na semana passada, o TSE cassou a chapa de vereadores do também por fraude da cota de gênero. O MPMS alegou que a legenda criou uma candidatura fictícia de Rita Cibele de Souza Silva, esposa de Denilson, para cumprir a cota de gênero. 

Ela não realizou atos de campanha e teve apenas um voto. O juízo da 50ª Zona Eleitoral acolheu os argumentos do MP e cassou os mandatos dos eleitos pelo Republicanos.

O caso chegou ao TRE, que reverteu a decisão. A procuradoria recorreu novamente, desta vez ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

O ministro Raul Araújo cita a decisão do TRE, que apontou falta de provas contundentes da fraude da cota. Porém, o magistrado apontou que as características da campanha de Rita Cibele constatam a prática ilegal e a jurisprudência da corte.

“Esta corte superior, nas reiteradas ocasiões em que examinou as causas nas quais se debate a prática de fraude na cota de gênero, tem concluído pela sua caracterização diante da presença dos seguintes elementos fáticos na moldura fática do acórdão recorrido: (a) votação zerada ou pífia da candidata; (b) ausência de movimentação financeira; (c) ausência de atos efetivos de campanha, desde que não se trate de desistência de concorrer ao pleito”, escreveu Araújo.

Assim, o magistrado reverteu a decisão original, cassando os mandatos de Denilson e Rosirlei, além de determinar a recontagem dos votos para vereador de Ladário.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Richard Ríos se desculpa com a torcida do Palmeiras após pedir silêncio em comemoração de gol

Ex-prefeito de Nova Friburgo é condenado por desvios após tragédia

Homem morre cinco dias após sofrer queda de três metros em telhado

Conselho de Ética aprova cassação do mandato de Glauber Braga

Notícias mais lidas agora

David Chita quer se entregar e delação pode mudar rumo de Reinaldo na Vostok

VÍDEO: Perseguição policial termina com tiroteio no São Lourenço

tereza cristina adriane lopes

“Quem está atacando vai ter que engolir”, diz Tereza sobre Adriane Lopes

Patrulha Ambiental da GCM forma 100 novos agentes

Últimas Notícias

Esportes

Cruzeiro é surpreendido pelo equatoriano Mushuc Runa e segue zerado na Sul-Americana

A situação do Cruzeiro segue complicada, principalmente na Copa Sul-Americana, competição na qual segue sem vencer. Mesmo jogando em casa, no estádio Mineirão, em Belo Horizonte, acabou surpreendido pelo modesto Mushuc Runa, do Equador, e acabou derrotado por 2 a 1. Orejuela colocou o time equatoriano na frente logo aos 29 minutos de jogo. Já … Continued

Esportes

Flamengo é superado no Maracanã e Central Córdoba tem vitória histórica na Libertadores

Fim da invencibilidade do técnico Filipe Luís

Sem Categoria

Preços dos alimentos cairão mais nas próximas semanas, diz ministro

Governo está começando a colher os resultados de medidas tomadas

Trânsito

Motorista que atropelou e matou motociclista se apresenta em delgacia e fica em silêncio

O acidente aconteceu no cruzamento das ruas São José com a José Pereira Sobrinho