Pular para o conteúdo
Transparência

TCE-MS rejeita prestação de contas de 2016 da Câmara Municipal de Angélica

O Pleno do TCE-MS (Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul) considerou irregulares as contas da gestão do vereador Ivo Ferreira dos Santos, também conhecido como Ivo do Ipezal
Elias Luz -
investigação Angélica será pavimentada
Foto: Reprodução.

O Pleno do TCE-MS (Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul) julgou irregulares as contas da Câmara Municipal de Angélica relativas ao ano de 2016, que na época era presidida pelo vereador Ivo Ferreira dos Santos, também conhecido como “Ivo do Ipezal”.

De acordo com o Pleno do , houve intempestividade na entrega das contas com mais de um ano de atraso, além de sonegação de documentos do balanço patrimonial da instituição. O acórdão considera, ainda, que o balanço patrimonial diverge do informado no exercício de 2016.

Os conselheiros também encontraram inconformidades na demonstração do fluxo de caixa e detectaram desobediência na gestão financeira ou orçamentária aos limites de qualquer natureza estabelecidos nas constituições federal, estadual e nas leis pertinentes. Até o subsídio dos vereadores teria sido pago em desconformidade com a Constituição.

O acórdão publicado no Diário Oficial do TCE-MS, na página 3 da edição 3.111 diz, ainda, que a gestão de Ivo Ferreira dos Santos – o “Ivo do Ipezal” – foi marcada por infrações à norma constitucional, legal ou regulamentar que verificadas na prestação de contas de gestão, tais como as decorrentes de omissão total ou parcial de prestar contas no prazo estabelecido, de registro incorreto das contas públicas, de envio de documento de forma intempestiva e de falta de transparência, ensejam a declaração da sua irregularidade, que resulta na aplicação de multa ao responsável, além da recomendação aos ordenadores de despesas atuais para que adotem providências no sentido de que as falhas detectadas sejam devidamente corrigidas, quando da remessa das futuras prestações de contas ao TCE-MS.

Pleno do TCE é unânime pelas irregularidades no balanço

Na gestão de Ivo Ferreira dos Santos à frente da Municipal de , que foi vista, relatada e discutida na 2ª Sessão Ordinária Presencial do Tribunal Pleno, os conselheiros acordaram pela unanimidade de registro de irregularidade na prestação de contas de 2016.

Inicialmente, ela terá que pagar uma multa de 130 (Unidade fiscal Estadual de referência de Mato Grosso do Sul), o que nos valores atuais são R$ 6.032. Ivo Ferreira dos Santos tem 45 dias para pagar a multa, além de ter que apresentar toda a documentação que falta para a prestação de contas.

Procurado pelo Jornal Midiamax, o vereador e ex-presidente da Câmara Municipal de Angélica, Ivo Ferreira dos Santos, disse que ainda não havia sido notificado da decisão do Pleno do TCE-MS. Horas depois, Ivo Ferreira dos Santos, que se reelegeu em 2020, entrou em contato com o Jornal Midiamax e disse que, em 2020, recebeu uma notificação e que pagou uma multa. Politicamente, ele foi eleito pelo DEM e migrou para o PP.

“Quem ocupa cargo de gestão pública é passivo de alguma condenação, embora ainda não esteja sabendo de nada”. Vou verificar essa situação, justificou-se o vereador Ivo Ferreira dos Santos.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
bodoquena

Concurso polêmico de promotor do MPMS aprova 9 inscrições

Dourados discute direitos humanos e cidadania durante 3ª conferência

‘São tempos sombrios’, opina Vaz ao concordar com divergência do ministro Fux

Suboficial é condenado por assédio contra aluna de curso da Marinha

Notícias mais lidas agora

Bebê

Laudo aponta que bebê morreu asfixiada ao ser estuprada pelo pai em MS

icone da mpb ms ao vivo parque das nações palco

Vai lotar? Próxima atração do MS ao Vivo vai agradar amantes da MPB no Parque das Nações

Fux diverge de Moraes e vota contra medidas cautelares a Bolsonaro

Jovem morre em hospital um mês após sofrer acidente de motocicleta em MS

Últimas Notícias

Famosos

Ator de Duro de Matar, Bruce Willis não consegue mais falar, ler ou andar; entenda

Bruce Willis teve um agravamento no quadro de saúde e não consegue mais se comunicar; entenda a situação do ator de Duro de Matar

Le Blog Maria Antonia

Global Citizen 2025 será em Nova York com Hugh Jackman como anfitrião

O evento será apresentado por Hugh Jackman e mantém seu foco tradicional em mobilizar ações contra a pobreza e promover justiça global

Polícia

Jovem é presa por ameaçar e jogar gasolina na mãe em Bataguassu

Suspeita usou faca para ameaças, mas arma não foi encontrada

Brasil

Líder de quadrilha que trocava etiquetas de malas no Aeroporto de Guarulhos é preso pela PF

Segundo a polícia, ele era o único integrante que estava foragido