Pular para o conteúdo
Transparência

STF manda MPMS fiscalizar vacinação contra covid em crianças e adolescentes de MS

Na mesma ação, AGU apresentou tabela com 57 mil menores que teriam sido vacinados com doses adultas
Arquivo -
consórcio MPMS aposta em argumentos para o julgamento do mérito.
Testemunhas dispensadas pelo MPMS foram delatoras do processo. Foto: Reprodução.

O STF (Supremo Tribunal Federal) mandou o Ministério Público dos 27 estados brasileiros fiscalizarem de perto a vacinação em crianças e adolescentes. O despacho, publicado nesta quarta-feira (19), implica na manifestação dos órgãos em 48 horas para a fiscalização dos pontos de imunização em menores de 18 anos.  

A decisão atende a uma ADPF (Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental) apresentada pelo partido Rede Sustentabilidade, em outubro de 2021, que atenta para obrigatoriedade da vacinação em crianças e adolescentes de acordo com o artigo 14 do ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente).  O partido argumenta que a imunização é considerada obrigatória, nos casos recomendados pelas autoridades sanitárias. 

No entanto, a AGU (Advocacia-Geral da União) também teve o peso na decisão, ao apresentar dados levantados pelo Ministério da Saúde que comprova a imunização em 57 mil menores, que supostamente receberam doses adultas do imunizante recomendado pela para Covid, além de outras vacinas e também a vacinação precoce em crianças abaixo de cinco anos.

Dessa forma, o ministro decidiu que órgãos empreendam medidas necessárias quanto à vacinação de menores contra a Covid.

O Jornal Midiamax acionou o (Ministério Público do Estado), que pontuou à reportagem que irá aguardar o pronunciamento do CNPG (Conselho Nacional de Procuradores-Gerais dos Ministérios Públicos dos Estados e da União).

“O Ministério Público do Estado de Mato Grosso Sul, por meio do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça da Infância e da Juventude, se pronunciará a respeito do assunto após o posicionamento do Conselho Nacional de Procuradores-Gerais dos Ministérios Públicos dos Estados e da União (CNPG) que será divulgado em Nota Oficial.”

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
água vander

Vander diz que Direita vai ser prejudica pela taxação de 50% de Trump: ‘Tiro no pé’

Bombeiros preparam resgate de criança que caiu em cânion no RS

‘Pivô’ da morte de fazendeiro se apresenta à polícia, presta depoimento e é liberado

Operação conjunta apreende mais de R$ 26 milhões em mercadorias e veículos ilegais

Notícias mais lidas agora

Fazendeiro ‘toma dores’ do filho e mata vizinho de cerca em Dourados

mascarado-a-viagem-mato-grosso-do-sul-atuou-incorporado.jpg

Mascarado de ‘A Viagem’ leva vida discreta em Mato Grosso do Sul e diz que atuou incorporado: ‘Não lembro’

Após articulação às pressas, Câmara mantém presidência com Papy até 2028

coronel david indígena morte assembleia alems mesa

‘Lula optou pelo confronto’, diz Coronel David sobre tarifa de 50% de Trump

Últimas Notícias

Cotidiano

Gilson Breder, presidente da 1ª Igreja Batista de Campo Grande morre aos 72 anos

Ele estava internado desde o dia 9 de julho e faleceu nesta noite de quinta-feira

Cotidiano

Primeiro candidato negro ao governo de MS está preso e pede ajuda para pagar defesa

O professor, homenageado em 2014 com a Medalha Zumbi dos Palmares, agora enfrenta dificuldades

Cotidiano

Alexa ‘dá pau’, para de controlar Spotify e outros dispositivos

Usuários postaram suas reclamações nas redes sociais e no site da Amazon

Polícia

Delegado é morto a tiros de espingarda ao tentar cumprir mandado de prisão

Equipe foi recebida a tiros pelos criminosos e mais dois agentes foram baleados durante a ação