Pular para o conteúdo
Transparência

MPMS pede interdição e suspensão de enterros em cemitério de Campo Grande

Promotoria pede desde 2011 regularização da área, que tem risco de contaminação do solo e da água
Adriel Mattos -
Cemitério Santo Antônio
Programação de missas inicia às 06h30. Cemitério Santo Antônio, em Campo Grande. (Foto: Arquivo, Jornal Midiamax)

O MPMS (Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul) pediu a interdição do Cemitério Santo Antônio, na Vila Santa Dorotheia, região central de . O pedido é fruto de uma ação civil pública de 2011, cuja sentença saiu em 2019.

Após um ano, a titular da 42ª Promotoria de Justiça, Andréia Cristina Peres da Silva, apresentou ação de cumprimento de sentença para que o município informasse se a licença do cemitério estava regular, e em caso contrário, interditasse o local a fim de evitar a contaminação do lençol freático por necrochorume, material formado pela decomposição de cadáveres, até a regularização do espaço.

A PGM (Procuradoria-Geral do Município) sustentou que a regularização ambiental ainda está em andamento, em observância às legislações municipal e federal. A manifestação, protocolada em agosto de 2021, pede que o Ariovaldo Nantes Corrêa rejeite a interdição por causa da pandemia de covid-19.

Licença do cemitério vencida

Por sua vez, o MPMS rebateu que a prefeitura não teve tempo de cumprir a sentença, já que se passaram três anos. A promotora ainda apontou que o teve a licença expirada em 2011 e só este ano foi solicitada uma nova autorização.

A atual licença teria sido concedida sem a regularização completa, ignorando até parecer técnico da (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Gestão Urbana), que trouxe uma série de irregularidades.

Entre elas, estão túmulos danificados por vegetação, acúmulo de resíduos entre os jazigos e aparente falta de sistema de drenagem. Além disso, os técnicos da Semadur constataram risco de contaminação do solo e da água.

“Os auditores fiscais constataram as irregularidades e concluíram pela suspensão de sepultamentos por inumação no solo até a completa adequação de tais covas. […] Assim, é notório que não houve cumprimento da obrigação, eis que o Ente [prefeitura] não conseguiu demonstrar até o momento que não há contaminação no solo e do lençol freático por necrochorume ou outras substâncias decorrentes da atividade”, escreveu a promotora.

Prefeitura é intimada a se manifestar sobre cemitério

Assim, a promotora Andréia Cristina Peres da Silva pede que o município cumpra a sentença na íntegra, sob pena de multa diária de R$ 5 mil por cada item não executado; a interdição do cemitério e a suspensão dos sepultamentos até o cumprimento da sentença e a revogação da licença atual.

Em despacho da semana passada, o juiz Ariovaldo Nantes Corrêa deu 15 dias para que a prefeitura se manifeste e pediu que a Semadur informe sobre os procedimentos da concessão da autorização de operação do cemitério.

O que diz a prefeitura

O Jornal Midiamax procurou a Superintendência de Comunicação Social da prefeitura, que informou após a publicação deste material que ainda não foi intimada. Quando isso acontecer, se manifestará apenas nos autos do processo.

*(Alteração às 11h10 de 23/07/2022 para atualização de informação)

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Condenada por matar rival a facadas é presa no Buriti em Campo Grande

MSVia abre vagas para diversos setores em MS, com oportunidades para PcDs

Inspeções em Ponta Porã e Paraguai devem destravar aeroporto binacional na fronteira

Dólar continua caindo e chega a R$ 5,52

Notícias mais lidas agora

MS alega na Justiça que chineses receberam incentivos para megaindústria, mas abandonaram área

Tarifaço dos EUA: Nelsinho Trad diz que comitiva não tem prerrogativa para negociar

TAMANDUA ENFRENTA ONÇAS NO PANTANAL

Desfecho impensável: tamanduá se recusa a virar comida e enfrenta 3 onças no Pantanal

SC: Seis advogados são presos por suspeita de lesar mais de mil idosos

Últimas Notícias

MidiaMAIS

Fã de Ozzy Osbourne deu nome do cantor a filho nascido em Campo Grande

Bebê nasceu em fevereiro de 2025, na Maternidade Cândido Mariano

Conteúdo de Marca

Um guia para iniciantes sobre RTP em cassinos online

Se você já jogou em algum caça-níquel online, jogou roleta ou se arriscou num blackjack, provavelmente já se deparou com esse tal de RTP. Mas afinal, o que esse termo quer dizer e por que ele importa tanto para quem curte apostar? Na prática, entender como o RTP funciona pode te ajudar a gastar menos … Continued

Polícia

Ao sacar dinheiro, idosa cai no golpe do ‘chupa-cabra’ na Vila Bandeirantes

A vítima teve a conta bancária zerada pelos golpistas que estavam em Campo Grande

Cotidiano

Enem 2025: Mato Grosso do Sul tem 57 mil candidatos inscritos no exame

O estado com maior número de inscritos é São Paulo, com mais de 750 mil inscrições