Índice de participação de Campo Grande sobre o ICMS cai de 14,2% para 12,6%
Conforme a legislação vigente, 25% do montante da arrecadação do ICMS pertence aos municípios
Evelin Cáceres –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Foi publicado nesta quinta-feira (30) no Diário Oficial do Estado o IPM (Índice de Participação dos Municípios), que este ano caiu de 14,2% para 12,6%, de acordo com calculado pela Sefaz-MS (Secretaria de Estado de Fazenda de Mato Grosso do Sul).
O índice é referente aos valores adicionados das operações e prestações realizadas nos municípios do Estado, no exercício de 2021, bem como os índices de participação no produto da arrecadação do ICMS. O IPM é um índice percentual, aplicado sobre o tributo ICMS, cujo recolhimento é de competência do Governo do Estado. Conforme a legislação vigente, 25% do montante da arrecadação do ICMS pertence aos municípios.
Para calcular o IPM, a Sefaz-MS considera os critérios definidos em Lei, como Valor Adicionado Fiscal (75%), receita própria (3%), área territorial do município (5%), número de eleitores (5%) e o índice ecológico (5%), que avalia como as prefeituras executam o manejo de recursos sólidos, a existência de unidades de conservação e de terras indígenas, e uma parte igualitária entre os 79 municípios (7%).
O fator de maior peso é o VAF (Valor Adicionado Fiscal), que responde por 75% da composição do índice. O VAF é calculado pela diferença entre as saídas (vendas) e as entradas (compras) de mercadorias e serviços em todas as empresas localizadas no município. Conforme o secretário estadual de Fazenda, Luiz Renato Adler, o Governo é apenas o gestor do recurso.
Por meio do Portal, Estado e municípios trabalham de maneira cooperada, evitando erros contábeis e até sonegação de imposto. Para ter acesso ao Portal, servidores municipais indicados pelas prefeituras passaram por treinamento na Sefaz-MS. O Portal do IPM está no ar com informações desde janeiro de 2021.
Conforme a publicação, os dados utilizados no cálculo do valor adicionado de cada município encontram-se disponíveis exclusivamente no portal ICMS Transparente, módulo IPM, no endereço eletrônico http://efazenda.servicos.ms.gov.br, podendo ser solicitadas informações complementares mediante acesso ao “Fale Conosco”.
Todos os índices podem ser consultados no Diário Oficial Eletrônico nº 10.877, de 30 de junho de 2022, a partir da página 19. Assina o secretário Estadual de Fazenda, Luiz Renato Adler. (Com assessoria)
Notícias mais lidas agora
- Dono de mercado preso por expor à venda carne com casulos de larvas é solto com fiança de R$ 5 mil
- Discussão com ônibus lotado motivou esfaqueamento na Coronel Antonino
- Prefeita de Campo Grande aponta falta de estudos e pede suspensão de reajuste do próprio salário
- ‘Maior sauna do Brasil’: moradores de Porto Murtinho relatam como é viver na cidade mais quente do país
Últimas Notícias
Discussão por dívida termina em ameaça com revólver e tiro ao alto no Campo Nobre
Homem de 37 anos foi preso por ameaça com arma de fogo
Nigéria se associa ao Brics como país parceiro
país na costa ocidental da África tem profundas ligações históricas e culturais com o Brasil
Fazenda esclarece que não pretende cobrar IBS e CBS de fundos
Em nota, a pasta informou não haver a intenção de cobrar tributos extras sobre esses fundos
VÍDEO: Fenômeno meteorológico raro, nuvem funil é registrada em São Gabriel do Oeste
Nuvem funil é o primeiro estágio ou fase inicial do desenvolvimento de um tornado
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.