Pular para o conteúdo
Transparência

Índice de participação de Campo Grande sobre o ICMS cai de 14,2% para 12,6%

Conforme a legislação vigente, 25% do montante da arrecadação do ICMS pertence aos municípios
Evelin Cáceres -
(Divulgação Sefaz-MS)

Foi publicado nesta quinta-feira (30) no Diário Oficial do Estado o IPM (Índice de Participação dos Municípios), que este ano caiu de 14,2% para 12,6%, de acordo com calculado pela (Secretaria de Estado de de Mato Grosso do Sul).

O índice é referente aos valores adicionados das operações e prestações realizadas nos municípios do Estado, no exercício de 2021, bem como os índices de participação no produto da arrecadação do . O IPM é um índice percentual, aplicado sobre o tributo ICMS, cujo recolhimento é de competência do Governo do Estado. Conforme a legislação vigente, 25% do montante da arrecadação do ICMS pertence aos municípios.

Para calcular o IPM, a Sefaz-MS considera os critérios definidos em Lei, como Valor Adicionado Fiscal (75%), receita própria (3%), área territorial do município (5%), número de eleitores (5%) e o índice ecológico (5%), que avalia como as prefeituras executam o manejo de recursos sólidos, a existência de unidades de conservação e de terras indígenas, e uma parte igualitária entre os 79 municípios (7%).

O fator de maior peso é o VAF (Valor Adicionado Fiscal), que responde por 75% da composição do índice. O VAF é calculado pela diferença entre as saídas (vendas) e as entradas (compras) de mercadorias e serviços em todas as empresas localizadas no município. Conforme o secretário estadual de Fazenda, Luiz Renato Adler, o Governo é apenas o gestor do recurso.

Por meio do Portal, Estado e municípios trabalham de maneira cooperada, evitando erros contábeis e até sonegação de imposto. Para ter acesso ao Portal, servidores municipais indicados pelas prefeituras passaram por treinamento na Sefaz-MS. O Portal do IPM está no ar com informações desde janeiro de 2021.

Conforme a publicação, os dados utilizados no cálculo do valor adicionado de cada município encontram-se disponíveis exclusivamente no portal ICMS Transparente, módulo IPM, no endereço eletrônico http://efazenda.servicos.ms.gov.br, podendo ser solicitadas informações complementares mediante acesso ao “Fale Conosco”.

Todos os índices podem ser consultados no Diário Oficial Eletrônico nº 10.877, de 30 de junho de 2022, a partir da página 19. Assina o secretário Estadual de Fazenda, Luiz Renato Adler. (Com assessoria)

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Em clássico do Brasileirão, Flamengo e Fluminense se enfrentam no Maracanã

MP afirma que esquema de corrupção de Claudinho Serra age ‘até os dias atuais’

santa casa hospitais

Idoso morre nove dias após colidir bicicleta elétrica em carro em São Gabriel do Oeste

Ressarcimento INSS: devolução começa dia 24 para quem aderir a acordo até segunda

Notícias mais lidas agora

Motociclista que morreu em acidente na Av. Ceará estava acompanhado do filho

Após sanção dos EUA a Moraes e ‘aliados’, expectativa é por voto de Fux

Domingo tem feiras, apresentações e atividades para a criançada em Campo Grande

‘Terapia’ pelo ChatGPT: por que buscar ajuda emocional com robô pode ser perigoso

Últimas Notícias

Brasil

Ex-presidente da CBF, José Maria Marin morre aos 93 anos

José Maria Marin, ex-presidente da CBF (Confederação Brasileira de Futebol), morreu aos 93 anos em São Paulo, na madrugada deste domingo (20). Ele estava internando no hospital Sírio-Libanês e a causa da morte não foi divulgada. O velório está previsto para acontecer nesta tarde na capital paulista. A CBF emitiu nota lamentando o falecimento de … Continued

Emprego e Concurso

Ainda dá tempo: inscrições para o Enem dos Concursos encerram neste domingo

As inscrições seguem abertas até 23h59 (horário de Brasília)

Polícia

Motociclista perde controle de direção e fica em estado grave na Capital

Ondulação no asfalto causou o acidente, no Bairro Silvia Regina

MidiaMAIS

Escrita em MS há mais de 20 anos, carta é símbolo de amizade que começou na infância

Amigas de infância, Patrícia e Rosana encontraram carta escrita em 2003