Hospital Regional de Coxim tem 30 dias para exonerar irmão de vereador nomeado em comissão
Ministério Público expediu recomendação
Renan Nucci –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O MPMS (Ministério Público Estadual de Mato Grosso do Sul) deu prazo de 30 dias para que a direção do Hospital Regional de Coxim, a 253 quilômetros de Campo Grande, exonere o irmão de um vereador nomeado para cargo em comissão.
A medida consta em recomendação expedida pelo promotor Marcos André Sant’Ana Cardoso, da 1ª Promotoria de Justiça de Coxim, publicada no Diário Oficial do MPMS desta terça-feira (21). O hospital tem 10 dias para se manifestar.
Consta nos autos que Antônio Carlos Pereira das Neves, irmão do vereador João Moraes Neto (PSD), o João do posto, foi nomeado para exercer cargo em comissão como gerente de Recursos Humanos. A nomeação consta nos documentos anexados ao inquérito civil.
Neste sentido, o promotor ressalta que é dever do gestor público zelar pelo cumprimento das leis, bem como buscar a lisura das atividades públicas e dispensar mecanismos para a constante moralização das funções e atividades. Disse ainda que o caso em questão pode configurar ato de improbidade administrativa.
Por fim, ressaltou que o Artigo 11, inciso XI da Lei de Improbidade Administrativa (Lei nº 8.429/92), prevê:
“Constitui ato de improbidade administrativa que atenta contra os princípios da administração pública a ação ou omissão dolosa que viole os deveres de honestidade, de imparcialidade e de legalidade, caracterizada por uma das seguintes condutas: (…) XI – nomear cônjuge, companheiro ou parente em linha reta, colateral ou por afinidade, até o terceiro grau, inclusive, da autoridade nomeante ou de servidor da mesma pessoa jurídica investido em cargo de direção, chefia ou assessoramento, para o exercício de cargo em comissão ou de confiança ou, ainda, de função gratificada na administração pública direta e indireta em qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, compreendido o ajuste mediante designações recíprocas”.
Prazo para o hospital de Coxim
Assim, expediu recomendação com prazo de 30 dias para que a direção do Hospital Regional de Coxim exonere Antônio Carlos Pereira das Neves, do cargo em comissão. “O descumprimento desta recomendação ensejará a interposição das medidas administrativas e judiciais cabíveis, em caso de omissão e manutenção da situação fática em tela”, afirmou o promotor.
Notícias mais lidas agora
- Alerta de afogamentos continua: 10 já morreram em MS nas primeiras duas semanas de 2025
- Entre feriados e pontos facultativos, 21 datas marcam calendário comemorativo de Campo Grande em 2025
- Moradora de Bataguassu é a primeira vítima de Covid-19 no Estado em 2025
- Família de homem com deficiência mental morto por americano em MS pede R$ 3,2 milhões de indenização
Últimas Notícias
Governo cria bolsa de R$ 1.050 para estudantes de licenciatura
No caso da bolsa para estudantes de graduação, ela deve começar a valer a partir de 2025
Casal perde tudo em incêndio de residência no Estrela Park
A informação é a de que não há feridos
São Paulo vence Juventude por 1 a 0 em duelo apertado e avança na Copinha
O gol da classificação foi marcado por Ryan Francisco ainda no primeiro tempo
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.