Pular para o conteúdo
Transparência

Gabinete autoriza pesquisa para exploração de minério em 18 regiões na fronteira em MS

O general Augusto Heleno Ribeiro Pereira, Ministro de Estado Chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, autorizou duas empresas a realizar pesquisa de minério em 18 regiões de Mato Grosso do Sul, localizadas entre os municípios de Corumbá e Bonito. A pesquisa consiste em investigar as áreas em busca de jazidas de … Continued
Renan Nucci -
Minério de ferro no rio Paraguai - (Foto: Assessoria)

O general Ribeiro Pereira, Ministro de Estado Chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, autorizou duas empresas a realizar pesquisa de minério em 18 regiões de , localizadas entre os municípios de Corumbá e .

A pesquisa consiste em investigar as áreas em busca de jazidas de minério e avaliar a viabilidade econômica delas. O Estado está em expansão no setor, tem a terceira maior reserva de minério de ferro e a primeira de manganês do Brasil, além de produzir também calcário dolomítico e basalto.

Autorização

Conforme autorizado pelo Gabinete de Segurança Institucional, a Atrative Empreendimentos e Participações está previamente autorizada a realizar a pesquisa de minério em nove áreas distintas na faixa de fronteira em Corumbá, Bonito e

Já a Sam Granitos Export poderá fazer pesquisas em outras nove áreas na fronteira em Corumbá. Além disso, o general também deu assentimento prévio à ANM (Agência Nacional de Mineração), para a prática da lavra de minério. 

Mais mineração

Em abril, o Governo do Estado anunciou a chegada de outras três mineradoras ao Estado, dentre as quais a MPP/4B Mining e a 3A Mining em Corumbá e Ladário, que vão produzir ferro e manganês no Morro do Rabicho e no Morro Tromba dos Macacos. 

O outro empreendimento é a mineradora São Francisco de basalto,  que vai produzir pó de rocha no município de Inocência. Juntas, as três irão gerar mais de 300 empregos diretos e mais renda aos municípios e ao Estado, bem como produzir R$ 4 milhões de toneladas por ano, podendo chegar a 8.

Nova Ferroeste

A chegada das novas empresas está ligada a uma ferrovia que será instalada em Mato Grosso do Sul, facilitando a logística. A Nova Ferroeste deve destinar R$ 2,85 bilhões à construção de 76 quilômetros de ferrovia, conectando o município de Maracaju, a 160 quilômetros de Campo Grande, a Dourados. A partir de Maracaju, será possível chegar à cidade portuária de Paranaguá, no Paraná, aumentando a competitividade das commodities produzidas em território sul-mato-grossense.

O investimento será realizado no âmbito do Pro Trilhos, programa de autorizações ferroviárias do Governo Federal, conforme medida provisória publicada no dia 30 de agosto. O projeto de 1.285 quilômetros que vai beneficiar Mato Grosso do Sul prevê a e modernização do trecho existente e a ampliação do traçado, ligando Guarapuava a Paranaguá, no Litoral do Paraná, e Cascavel a Maracaju, no Mato Grosso do Sul. Também será construído um ramal ferroviário entre Cascavel e Foz do Iguaçu, favorecendo a produção do oeste e dos países vizinhos.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Cantor católico do RJ faz show beneficente em Campo Grande

Bia Haddad vence confronto brasileiro nas oitavas do SP Open

STF determina perda do mandato de Alexandre Ramagem na Câmara

Polícia prende autor de estupros em Dourados

Notícias mais lidas agora

Alexandre de Moraes condena Bolsonaro a 27 anos e 3 meses de prisão em regime fechado

salário

Eduardo Riedel antecipa para setembro primeira parcela do 13º aos servidores

Prefeito de Terenos comprou imóveis e empresas com dinheiro de propina, diz Gaeco

Cinebiografia de Madonna avança e Julia Garner segue como protagonista

Últimas Notícias

Polícia

Apontado por matar filho de policial tem cartaz divulgado

O autor fugiu após o crime

Brasil

Confira as penas de Bolsonaro e mais sete condenados pelo Supremo

A maioria dos réus foi condenada a mais de 20 anos de prisão em regime fechado

Polícia

Em cumprimento de mandado, suspeito de estuprar enteada é preso

O suspeito foi encaminhado à delegacia

Esportes

Nos pênaltis, Vasco elimina Botafogo no Nilton Santos e vai às semifinais da Copa do Brasil

Após empatarem na ida por 1 a 1