Direito: Resolução do TJMS atualiza requisitos para sustentação oral presencial e à distância

Medida consta no Diário Oficial desta segunda

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Sede do TJMS no Parque dos Poderes, em Campo Grande - (Foto: Jornal Midiamax)
Sede do TJMS no Parque dos Poderes, em Campo Grande – (Foto: Jornal Midiamax)

O TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) atualizou as regras para procedimentos de sustentação oral, conforme resolução publicada no Diário Oficial desta segunda-feira (09), assinada pelo desembargador Carlos Eduardo Contar, presidente da Corte.

A medida modifica o artigo 58, parágrafo  2º, e o artigo 368, parágrafos 2º e 3º, da Resolução  590, de 13 de abril de 2016, regimento Interno, que passam a prever que o advogado deve solicitar a sustentação oral até um dia antes do início do julgamento.

“Desejando proferir sustentação oral, as pessoas indicadas no § 1º deste artigo deverão requerê-la, por meio eletrônico disponível no portal do Tribunal de Justiça, até 24h (vinte e quatro horas) antes do início da sessão de julgamento, considerados para essa finalidade apenas os dias úteis, observando, ainda, o órgão para o qual foi pautado o julgamento. 

TJMS

Além disso, também é autorizada a videoconferência. “É permitido ao advogado com domicílio profissional em cidade diversa daquela onde está sediado o Tribunal de Justiça realizar sustentação oral por meio de videoconferência ou de outro recurso tecnológico disponível, que possibilite a transmissão de sons e imagens em tempo real”, lê-se na publicação do TJMS.

Tais atualizações levaram em consideração a necessidade de aperfeiçoamento dos procedimentos, em razão dos avanços tecnológicos que permitiram participação à distância. Além disso, tais mudanças permitem melhor organização das pautas, atendendo aos princípios do bom andamento dos processos.

Conteúdos relacionados

Estátua de Antônio João, onde Ministério da Defesa integra convênio para modernizar iluminação pública (CMAJ, Divulgação)
Prefeitura de Caarapó passará a divulgar lista de espera para vagas em creches do município (PMC, Divulgação)