A Prefeitura de Campo Grande abriu pregão eletrônico para compra de testes rápidos para detecção de Covid-19, segundo divulgado no Diário Oficial da União desta quarta-feira (26). O edital com quantidade e preço estimados está indisponível, mas deve sair ainda nesta manhã no Portal da Transparência.

Desde o começo do mês, o número de procura e casos confirmados da doença aumentou significativamente em Campo Grande e em outras cidades de Mato Grosso do Sul. Há pouco menos de 10 dias, a média era de 3,5 mil coletas de amostras para exames na Capital. Elevação em 100% na procura.

Ao Jornal Midiamax, a (Secretaria Municipal de Saúde) informou anteriormente que, antes de dezembro, eram realizados, em média, de 150 a 200 coletas de material biológico por dia em Campo Grande. Contudo, esse número cresceu nas primeiras semanas de janeiro, chegando a 300 exames diários.

O município disponibiliza testes gratuitos para a população em todas as 72 unidades de Saúde. Ainda segundo a Sesau, podem realizar o exame pessoas que possuem sintomas respiratórios (que estejam entre o 1º e o 8º dia de sintomas) ou que tiveram contato com pacientes confirmados.