O secretário Estadual de Saúde, Geraldo Resende, foi exonerado do cargo que ocupa na SES (Secretaria Estadual de Saúde), nesta terça-feira (2), em edição extra do DOE-MS ( de Mato Grosso do Sul), para assumir como suplente da ministra (DEM) como deputado federal. Ele precisou sair da secretaria para a ministra de Agricultura poder voltar ao cargo no ministério.

No dia 29 de janeiro, a ministra foi exonerada para participar da eleição da Câmara dos Deputados, que aconteceu na tarde de ontem (1º). Na manhã desta terça, no DOU (), a deputada foi novamente nomeada como ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Como ela retorna ao ministério, o primeiro suplente, no caso, Resende, precisa assumir como deputado federal, o motivo da exoneração ‘protocolar’ da pasta da saúde de MS. Para voltar ao secretariado estadual, ele precisa novamente pedir a licença do cargo na Câmara. Neste caso, quem assume o mandato na Casa de Leis é Bia Cavassa  (PSDB).

Burocraticamente, todas as vezes que Tereza Cristina é nomeada no , o secretário precisa assumir seu lugar por ser suplente imediato, como aconteceu na época das votações para a Reforma da Previdência, em 2019.