A empresa brasileira Aviopeças Comércio Aeronáutico venceu pregão eletrônico internacional do governo de para a aquisição por parte do (Instituto do Meio Ambiente) de um avião de combate a incêndios. O aviso de resultado foi publicado em edição extra do DOE (Diário Oficial Eletrônico) nesta terça-feira (29).

Essa foi a segunda tentativa do governo para adquirir a aeronave. Na primeira licitação, realizada no início do mês, a Aviopeças foi desclassificada por descumprir dois subitens do edital. A SAD (Secretaria de Estado de Administração e Desburocratização) não aceitou a justificativa e declarou o pregão como fracassado.

A nova sessão foi realizada hoje. O governo estabeleceu um valor estimado de R$ 16,9 milhões, e a empresa brasileira acabou vencendo com a menor proposta. Assim, o governo deve comprar um AirTractor AT-802F.

A Aviopeças representa a americana Agsur Aviones, que é a distribuidora oficial da AirTractor na América Latina. No primeiro pregão, a empresa ofereceu esse mesmo modelo por R$ 14,8 milhões, mas como não observou o edital, o processo licitatório não foi concluído.