A SAD-MS (Secretaria de Estado de Administração e Desburocratização de Mato Grosso do Sul) reabriu pregão eletrônico internacional  para aquisição de avião para o (Instituto de Meio Ambiente). O aviso foi publicado na edição desta terça-feira (8) do DOE (Diário Oficial Eletrônico).

No mês passado, duas empresas participaram do certame, mas foram desclassificadas: a brasileira Aviopeças Comércio Aeronáutico e a americana Lane Aviation. Assim, o pregão foi considerado fracassado.

A Aviopeças ofereceu um AirTractor AT-802F por R$ 14,8 milhões. Porém, a SAD desclassificou a empresa com base em dois subitens do edital, sendo um deles a falta de autenticação do país de fabricação, o Uruguai.

A empresa justificou que as embaixadas de Houston (EUA) e de Montevidéu (Uruguai) não fazem mais os serviços e os cartórios do país latino estão fechados devido à pandemia de Covid-19. A Aviopeças chegou a apresentar um comunicado do governo uruguaio como prova.

Já a Lane Aviation foi desclassificada por ofertar uma aeronave que não atendia aos requisitos de motor e potência. Dessa forma, o pregão foi declarado como fracassado.

Agora, a nova sessão está marcada para as 8h de 29 de junho. Como da primeira vez, podem participar empresas nacionais e estrangeiras. O valor estimado é de R$ 16,9 milhões numa aeronave de combate a incêndios florestais e vence quem oferecer o menor preço.