Pular para o conteúdo
Transparência

MPMS arquiva 18 inquéritos e recebe recurso sobre apuração de desmatamento no Parque dos Poderes

Editais publicados nesta quarta-feira abrem prazo para interessados contestarem o fim de investigações abertas por promotorias.
Arquivo -

A Secretaria do Conselho Superior do (Ministério Público de Mato Grosso do Sul) confirmou nesta quarta-feira (13) o arquivamento de 18 investigações abertas por Promotorias de Justiça do interior do Estado e a apresentação de recurso em relação a 2 inquéritos –um deles sobre o desmatamento no Parque dos Poderes.

O aviso 002/2021/SCSMP abriu prazo de 10 dias para que os interessados apresentarem justificativas e documentos a serem juntados –podendo interferir na decisão.

O edital foi assinado pelo procurador Alexandre Lima Raslan, secretário do Conselho Superior do MPMS, na terça-feira (12). Dentre os 18 inquéritos e procedimentos preparatórios, 4 foram declarados sigilosos: 06.2017.00002038-4, da 1ª Promotoria de Justiça do Patrimônio Público e Social de ; 06.2019.00000653-5 e 06.2020.00001120-5, ambos da 1ª Promotoria de Justiça do Patrimônio Público e Social de Caarapó; e 06.2019.00000979-8, da 1ª Promotoria de Justiça do Patrimônio Público e Social de Amambai.

Os demais inquéritos abrangem, em geral, irregularidades de ordem ambiental (como supressão vegetal e danos causados por queimadas) e atos cometidos por administrações públicas –que vão de nomeações de professores temporários ou cumprimento de jornada, funcionamento de órgãos públicos, atendimento a pacientes na rede municipal de Saúde, ressarcimento de danos ao erário e cobrança de honorários por repartição de prefeitura.

Recursos tentam evitar arquivamento de 2 denúncias pelo MPMS

Já o aviso 01/2021/SCSMP, também publicado nesta quarta-feira, informa sobre a apresentação de recursos em relação a 2 notícias de fato (a denúncia inicial, que pode ou não ser convertida em ).

A Notícia de Fato 01.2020.00009173-3, da 34ª Promotoria de Justiça do Meio Ambiente da comarca de , apresentada de forma anônima, pede apuração sobre o desmatamento no Parque dos Poderes. A administração estadual discutiu na Justiça, até aqui, autorizações para supressão vegetal visando a construção de estacionamentos e prédios da Secretaria de Estado de Fazenda nas dependências do parque, cujo tombamento chegou a ser contestado.

Em uma das últimas movimentações envolvendo o tema, o próprio MPMS havia pedido a suspensão do processo envolvendo desmate em área que abrigará extensão do Tribunal de Justiça do Estado, autorizada pela Corte.

Já a Notícia de Fato 01.2020.00007617-6 foi enviada á 2ª Promotoria de Justiça dos Direitos Constitucionais do Cidadão e da comarca de Paranaíba pedindo apuração sobre “eventuais irregularidades no tratamento de preso do Estabelecimento Penal de Cumprimento de Pena em Regime Fechado de Paranaíba”.

Clique aqui e confira a íntegra dos editais no Diário Oficial do MPMS –a partir da página 5.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Homem tem moto roubada por dupla armada no bairro Nova Lima

Em virada histórica, Brasil vence EUA pela Americup e está na final da maior competição de basquete das Américas

Vizinhos de apartamento saem na porrada dentro de elevador no Centro de Campo Grande

VÍDEO: Jovem mata homem com golpes de facão na cabeça no Taquarussu em Campo Grande

Notícias mais lidas agora

Justiça manda Consórcio Guaicurus pagar R$ 184 mil por atrasos de ônibus em Campo Grande

Filho de policial civil é morto em frente de conveniência no Nova Lima

calendário

Acabou a folga? Único feriado nacional de setembro cai em um domingo

Fora do amistoso da seleção, Vini Jr. marca gol e Real Madrid vence Mallorca de virada no Campeonato Espanhol

Últimas Notícias

Mundo

Sargento brasileiro que servia no Exército de Israel morre na Faixa de Gaza

Ariel pode ter morrido com tiro acidental de soldado aliado

Esportes

Cruzeiro vence São Paulo e assume a vice-liderança do Campeonato Brasileiro

Único gol da partida foi na cobrança de falta de Matheus Pereira

Polícia

Homem é espancado por grupo de 10 pessoas e tem corrente roubada na Chácara dos Poderes

Vítima reconheceu um dos agressores, sabe nome, telefone e até rede social dele

Esportes

Botafogo goleia Red Bull Bragantino por 4 a 1 no Rio de Janeiro e cola no G4

Com mais uma vitória, Alvinegro chega nas primeiras colocações do Brasileirão