Pular para o conteúdo
Transparência

Justiça rejeita investida de comerciantes de Amambai para derrubar decreto estadual

Desembargador argumentou pela 'prevalência da saúde e da vida' ao indeferir pedido liminar de comerciantes e empresários de Amambai.
Arquivo -

O desembargador Paschoal Carmello Leandro barrou investida da Acia (Associação Comercial e Empresarial de ) contra o decreto estadual que restringe o funcionamento do não essencial, vigente desde sexta-feira (26).

Em decisão monocrática expedida ontem (29), o magistrado indeferiu o pedido liminar em mandado de segurança ajuizado pela entidade. Segundo ele, “embora não se desconheça a importância das atividades desenvolvidas” pelos comerciantes do município, as restrições para frear a disparada de casos, internações e mortes pela covid-19 são mais urgentes.  

“[…] o país atualmente encontra-se na fase de contágio comunitário da doença com nefastos resultados de ausência de leitos para atendimento dos infectados, situação em que o julgador deve sopesar qual tem maior relevância no momento da apreciação, sendo inegável a prevalência da saúde e da vida”, escreveu Carmello Leandro.

A associação que representa comerciantes e empresários de Amambai argumentou no pedido que o decreto estadual viola o princípio constitucional da isonomia, porque vetou o funcionamento de setores que vendem os mesmos produtos disponibilizados em estabelecimentos autorizados a funcionar. O desembargador discordou e sustentou que não há inconstitucionalidade no ato, baixado pelo governador ().

“Isto porque a Constituição Federal, em seu art. 170, assegurou o livre exercício da atividade econômica, desde que em consonância com, dentre outros, os princípios da dignidade humana e função social, demonstrando que todas as atividades, inclusive as tidas por essenciais, podem e devem sofrer limitações e sacrifícios quando esses são justificados por imperativos do interesse público”, decidiu o magistrado.

Outras investidas similares contra o decreto em vigor foram barradas pela Justiça, como ações da ACICG (Associação Comercial e Industrial de ) e Abrasel-MS (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes).

Prefeitura atende comerciantes de Amambai e revoga antecipação de feriados

Em contrapartida, a prefeitura de Amambai revogou decreto municipal que antecipava feriados municipais para estas terça (30), quarta (31) e quinta-feira (1º). A medida foi tomada a pedido da Acia e de outros segmentos.

Com isso, as atividades seguem normais no município nesta semana, desde que respeitadas as restrições impostas pelo decreto estadual – que vigora até domingo (4).

Segundo a SES (Secretaria de Estado de Saúde), 1.450 novas contaminações pela covid-19 foram registradas nas últimas 24 horas, bem como 57 mortes. Além disso, 1.197 pacientes da doença hoje ocupam leitos hospitalares.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Com cães farejadores, PRF apreende cocaína em Corumbá

Kate Middleton resgata look icônico e rouba a cena em Windsor

vagas

Tema de peça jurídica em exame da OAB gera controvérsia em candidatos e professores 

Remo: Brasil fecha etapa de Varese da Copa do Mundo com três medalhas

Notícias mais lidas agora

Investigação aponta que Claudinho Serra recebia propina pelos pais: ‘Levar encomenda’

cpi joão resende frota velha

Na CPI, Consórcio Guaicurus admite que ônibus circulam sem seguro exigido em contrato

ataque onça pantanal 2

Ataque e morte de Jorginho por onça no Pantanal teve motivação; saiba qual

Defensoria fecha outra clínica terapêutica que tinha sido interditada por manter pacientes ‘dopados e maltratados’

Últimas Notícias

Brasil

Câmara aumenta pena para crimes contra idosos; texto segue para sanção

Os deputados mantiveram as alterações do Senado ao projeto,

Esportes

Argentinos castigam e Boca Jrs lamenta empate em duelo direto com Benfica no Mundial de Clubes

Apontado como azarão diante dos portugueses, o Boca mostrou enorme superação

Cotidiano

Mais de 190 pessoas são atendidas na Carreta da Justiça em Bodoquena

Grande maioria delas para reconhecimento de união

Mundo

Trump: ‘todos devem evacuar Teerã imediatamente’

Reiterou nesta segunda-feira a noite