Inquérito vai apurar poluição causada por armazém agrícola em bairro de Caarapó
Promotoria de Justiça instaurou investigação sobre poluição por lançamento de poeira e grãos em área do município de Caarapó.
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O MPMS (Ministério Público Estadual) instaurou inquérito para apurar eventual poluição causada por empresa agrícola em Caarapó, a 270 quilômetros de Campo Grande.
De acordo com o edital da 2ª Promotoria de Justiça do município, a Cargill estaria lançando poeira e película de milho e soja nas residências da Vila Setenta. O bairro de Caarapó alvo da poluição comporta um posto de saúde e uma escola de Educação Infantil.
Segundo sistema da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento), a empresa mantém um armazém em Caarapó. O graneleiro tem capacidade para 45,5 mil toneladas e não é certificado pela companhia.
A Cargill também tem armazéns e terminais de transbordo em Campo Grande, Brasilândia, Bataguassu e Bonito, Camapuã, Chapadão do Sul, Dourados, Maracaju, Ponta Porã, Rio Brilhante, São Gabriel do Oeste, Sidrolândia e Sonora. Além disso, conta com uma unidade industrial esmagadora de grãos em Três Lagoas.
O edital que tornou pública a abertura do inquérito foi publicado na edição de hoje (10) do Diário Oficial do MPMS. O promotor de Justiça da comarca de Caarapó, Arthur Dias Júnior, assina o ato.
Em nota à reportagem, a Cargill defendeu que “opera dentro dos padrões estabelecidos pela lei brasileira e amparada nas licenças, registros e alvarás aplicáveis”.
A empresa afirmou ainda que adotou uma série de medidas para evitar poluição nos últimos anos, como vedação da caixa de retorno do secador e do tombador, com lona, mitigando a saída de pó do exaustor; operação das descargas e transilagem nas moegas com portas fechadas; limpeza constante das áreas de armazenamento de película; aquisição de sistema de captação de partículas; e umectação das vias no interior do empreendimento.
*texto editado às 16h35 para acréscimo de posicionamento da Cargill.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
CEO do Al-Hilal nega substituir Neymar por Cristiano Ronaldo no Mundial: ‘Ficção científica’
Cristiano Ronaldo poderá assinar um pré-contrato com qualquer equipe a partir de janeiro
SAMU recebe seis novas ambulâncias em Campo Grande
As viaturas foram adquiridas em compensação pela retirada de oito veículos antigos do SAMU
Definido calendário do futebol de Mato Grosso do Sul na temporada 2025
Temporada começa no dia 18 de janeiro, com a abertura do Campeonato Estadual de Futebol Masculino da Série A, principal competição do estado
Ele é o pai? Exame de DNA de suposto filho de Leandro revela a verdade
Após entrar na Justiça, homem de 45 anos tem a verdade revelada a respeito da suposta paternidade de Leandro; veja o resultado do exame de DNA
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.