Fernando Pedroso de Barros, foi nomeado como diretor executivo na Seinfra (Secretaria Estadual de Infraestrutura), de acordo com publicação no Diário Oficial do Estado, desta segunda-feira (26).

Fernando foi nomeado para exercer o cargo em comissão de Direção Executiva Superior e Assessoramento, símbolo DCA-6, na Secretaria de Estado de Infraestrutura, e desempenhar suas funções na (Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos) no município de Corumbá.

A nomeação de Fernando é assinada pelo Secretário Adjunto de Estado de Governo e Gestão Estratégica, Flávio César Mendes de Oliveira. 

Barros trabalhava na prefeitura de Corumbá quando teve que ser exonerado pelo cunhado, em novembro de 2019. Na época, após o MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul) pedir a exoneração de um dos cunhados do prefeito, o chefe do Executivo local se antecipou e exonerou outro cunhado que foi nomeado na prefeitura para exercer cargos de caráter técnico, o que configura nepotismo.

Jefferson Telles Moreira foi nomeado assessor especial com salário mensal de R$ 7.420 pelo irmão de sua esposa, o prefeito Marcelo Iunes. A situação foi denunciada ao MP, que abriu inquérito para investigar a situação.

Depois de seis meses de apuração, foi emitida uma recomendação, ato administrativo que precede e visa evitar a entrada na Justiça, pedindo a exoneração de Jefferson. O ato foi publicado no Diário Oficial do MPMS de 25 de outubro de 2019 e atendido logo no dia 31, conforme publicado no Diário Oficial de Corumbá.

Contudo, o pedido referente apenas a Jefferson atingiu também outro cunhado de Marcelo Iunes. Fernando Pedroso de Barros que exercia o cargo de assessor-executivo III e também recebia mensalmente R$ 7.420. Na recomendação, não existe pedido de ressarcimento dos valores recebidos pelos nomeados no decorrer dos meses.