Pular para o conteúdo
Transparência

AGU é contra ampliar poderes do governador de MS na escolha do procurador-geral

AGU contesta ação ajuizada pela PGR, que tenta derrubar norma que estipula critérios para nomeação ao cargo de procurador-geral do Estado.
Arquivo -

A AGU (Advocacia-Geral da União) se manifestou contrária à ação que tenta derrubar emenda à Constituição de referente à escolha do procurador-geral do Estado. O órgão defende que as federações têm autonomia para definir seus próprios critérios para nomeação ao cargo.

A PGR (Procuradoria-Geral da República) ajuizou a ADI (Ação Direta de Inconstitucionalidade) em novembro do ano passado. O procurador-geral da República Augusto Aras questiona a nomeação limitada entre os procuradores de carreira. Assim, defende que o governador possa nomear quem quiser, sem obedecer critérios.

Aras argumenta que a Constituição Federal prevê a livre nomeação, pelo presidente, do -geral da União. Portanto, pelo princípio da simetria, os governadores teriam a mesma prerrogativa.

Mas, em manifestação protocolada hoje (22) no âmbito da ADI, a AGU sustenta que a Constituição Federal “não estipulou norma permanente acerca dos critérios para a escolha da chefia das Procuradorias estaduais”.

“Em outros termos, a Constituição Federal autoriza os Estados membros e o a dispor sobre o tema com autonomia, […] de modo que não se justifica a aplicação, por simetria, dos critérios de escolha estabelecidos para o cargo de Advogado-Geral da União”, completou.

A manifestação da AGU ainda cita julgamentos recentes em que o STF reforçou a autonomia dos estados em dispor sobre critérios para escolha do procurador-geral.

A ADI está sob a relatoria do ministro Nunes Marques. A PGR pediu a derrubada da emenda à Constituição Estadual já em caráter liminar.

A Assembleia Legislativa e o governo estadual já haviam se manifestado nos autos, também contrários ao questionamento do procurador-geral da República.

O que diz a lei estadual

Desde 2005, quando a Emenda Constitucional 30 foi promulgada pela Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, o procurador-geral do Estado deve sair de dentro da PGE (Procuradoria-Geral do Estado). O escolhido deve ter pelo menos 30 anos de idade e dez de exercício no cargo.

A emenda foi proposta pelo então governador José Orcírio dos Santos, o Zeca do PT, sob a justificativa de valorizar os servidores e profissionalizar o aparelho estadual.

Cabe à PGE defender os interesses do Estado, principalmente na esfera judicial. O procurador-geral tem status de secretário e, portanto, ganha como um. Os vencimentos fixos da atual dona do cargo, Fabíola Marquetti Rahim, são de R$ 32.838,08.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Paraguai está sob alerta de fortes chuvas na região de fronteira

Copa do Brasil Feminina tem confrontos da primeira fase definidos

VÍDEO: Previsão se cumpre e Dourados registra temporal com alerta de mais chuvas

Caminhoneiro é preso com 36 Kg de cocaína e haxixe que levaria ao RJ

Notícias mais lidas agora

Disputa por R$ 10 milhões: área doada para megaindústria chinesa BBCA está abandonada

onça atacou gato

Foi onça ou não? Marcas de mordida indicam predador de gato atacado em cidade de MS

Midiamax renova tecnologia de LED com painel na principal avenida de Dourados: ‘Pioneirismo’

Disney anuncia parque temático em Abu Dhabi, o primeiro no Oriente Médio

Últimas Notícias

Trânsito

VÍDEO: motorista de MS cai com carreta no Rio Paraná

Algumas pessoas estavam próximas à margem no momento do ocorrido

Brasil

CMN simplifica uso de recursos da LCA por cooperativas de crédito

Decidiu simplificar o uso dos recursos captados por meio desses papéis

Le Blog Maria Antonia

Animação baseada em livro de Paul McCartney terá elenco estrelado

O lendário ex-Beatle Paul McCartney prepara um novo voo criativo com o filme de animação “High in the Clouds”, inspirado em seu próprio livro infantil de aventuras. A produção, que promete encantar públicos de todas as idades, contará com um elenco de vozes repleto de grandes nomes da música e do entretenimento. De acordo com … Continued

Brasil

AGU pede bloqueio de bens de mais 14 investigados por fraude no INSS

A medida atende a pedido da Controladoria-Geral da União