Pular para o conteúdo
Transparência

TJMS rejeita preliminar da Sanesul em recurso que tenta derrubar anulação de contrato com Dourados

A 2ª Câmara Cível do TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) rejeitou, por unanimidade, preliminar sustentada pela Sanesul (Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul) em recurso contra sentença do juiz José Domingues Filho, da 6ª Vara Cível de Dourados, que suspendeu contrato firmado entre o Município de Dourados e a […]
Arquivo -

A 2ª Câmara Cível do (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) rejeitou, por unanimidade, preliminar sustentada pela Sanesul (Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul) em recurso contra sentença do juiz José Domingues Filho, da 6ª Vara Cível de , que suspendeu contrato firmado entre o Município de Dourados e a Sanesul.

A suspensão foi decorrente de atendimento ao pedido formulado pelos Promotores de Justiça Ricardo Rotunno e Amílcar Araújo Carneiro Júnior, da 16ª e 11ª Promotorias de Justiça, respectivamente, em Tutela Inibitória com Pedido Liminar, após a constatação de vícios insanáveis na minuta de contrato entre as partes.

No caso do recurso que teve preliminar rejeitada, a Sanesul alegou perda do objeto, já que o contrato alvo da foi encerrado e um novo foi assinado. Nesse contexto, as partes aduziram que o Judiciário não pode analisar o mérito dos atos administrativos. A empresa também argumenta que a celebração do contrato foi precedida da realização de audiência pública, que teria assegurado o exercício do controle social. Também foi sustentada defesa pela exclusão da multa aplicada nos embargos de declaração.

No caso de recurso também apresentado por Dourados, o município expôs que o Plano Municipal de Saneamento Básico atende integralmente a legislação, que houve consulta pública e que todos os requisitos exigidos pela Lei Federal e seu regulamento, para celebração de contrato de programa, estão atendidos no instrumento contratual em discussão.

O município também destacou que a manutenção da sentença causaria, se mantida, enorme prejuízo econômico e ao interesse público e também alegou que é competência do Executivo Municipal a celebração do contrato de renovação com Sanesul, sendo vedado ao Judiciário reanalisar ou censurar critérios de escolha.

A 2ª Câmara Cível do TJMS, por conseguinte, rejeitou a preliminar sustentada pela Sanesul. A conclusão de julgamento do mérito, porém, foi adiada, após o 1º vogal, Vilson Bertelli, pedir vistas. Isso ocorreu, porém, após o relator do recurso dar parcial provimento ao apelo da Sanesul, negar provimento ao recurso do Município de Dourados e, em reexame, retificar em parte a sentença. O 2º vogal ainda aguarda para votar.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

“Peça fundamental da Direita”, define Catan sobre papel de Tarcísio na ‘briga’ entre Lula e Trump

incêndio

VÍDEO: Incêndio em terreno abandonado preocupa moradores do Jardim Leblon

BR-163 em MS

BR-163 tem seis trechos interditados nesta quarta-feira em MS; confira

Inscrições para meia maratona entre Itaporã e Dourados terminam quinta-feira

Notícias mais lidas agora

MS procura novos mercados para romper impacto da exportação de carne aos EUA, avalia Acrissul

campo grande cidade de cobras

Cidade de ‘cobras’, como Campo Grande lida com tanto veneno humano?

Waldir Neves faz acordo e vai pagar R$ 1,9 milhão para não ser despejado de mansão

visto

Procura por visto americano dispara em Campo Grande após anúncio de nova taxação de Trump

Últimas Notícias

Emprego e Concurso

Concessionária MSVia tem 25 vagas abertas para equipes de atuação na BR-163 no estado

Vagas são para enfermeiro, socorrista APH e motorista APH

Política

Deputados finalizam semestre com aprovação do Refis do TCE-MS

Foram aprovados seis projetos na sessão ordinária desta quarta-feira (16)

Cotidiano

Cassems alerta para golpe de falso médico em Campo Grande

A instituição teria recebido denúncias de pacientes, que foram abordados por golpistas pedindo dinheiro

Evento

Campo Grande tem curso gratuito para quem quer aprender a tirar fotos fantásticas com o celular

Vagas são limitadas a 30 participantes