Sem redução nos casos de coronavírus e na taxa de contágio da doença, o Governo de Mato Grosso do Sul afirmou que vai prorrogar por mais 15 dias o toque de recolher, das 22 horas às 5 horas, em todos os municípios do Estado. O decreto foi publicado em edição extra do Diário Oficial Estadual, desta segunda-feira (28), válido até o dia 9 de janeiro de 2021.

Conforme o decreto número 15.574, apenas a circulação para procura de serviços essenciais ou trabalho está permitida durante o toque de recolher. A determinação havia sido adiantada pelo secretário da SES (Secretaria Estadual de Saúde), , durante a apresentação do de hoje.

“Vamos colocar forças de segurança para ajudar os municípios e suas guardas municipais a garantirem o cumprimento do decreto que a gente vai renovar no dia de hoje”, informou Resende.

Inicialmente, a polícia deve orientar a população para retornar e ficar em casa durante a medida, caso o morador insistir, pode ser atuado por desobediência com pena de 15 a seis meses de prisão, além de multa.

A fiscalização será feita pela , Corpo de Bombeiros Militar, Estadual e Municipais e Guardas Municipais. A medida é válida para os 79 municípios do Estado. Serviços não essenciais como bares e restaurantes devem permanecer fechados durante o horário de restrição.

Aumento de casos

O boletim da Covid-19 divulgado na manhã desta segunda-feira (28) pela SES (Secretaria de Estado de Saúde) mostra que a semana epidemiológica que se encerrou no sábado (26) teve aumento de 103% no número de mortes se comparado com duas semanas atrás.

Os dados mostram que do dia 20 a 26 de dezembro foram 175 óbitos no Estado. Já na semana do dia 6 a 12 deste mês, MS havia registrado 86 pessoas que perderam a vida pelo coronavírus.

Nas últimas 24h foram 16 óbitos registrados, porém a média móvel dos últimos 7 dias está em 24, ou seja: em média 24 pessoas morreram com a doença em MS nos últimos 7 dias. No total, 2.245 pessoas perderam a vida por Covid-19.