Pular para o conteúdo
Cotidiano

Número de mortes por Covid-19 dobra em duas semanas em Mato Grosso do Sul

O boletim da Covid-19 divulgado na manhã desta segunda-feira (28) pela SES (Secretaria de Estado de Saúde) mostra que a semana epidemiológica que se encerrou no sábado (26) teve aumento de 103% no número de mortes se comparado com duas semanas atrás. Os dados mostram que do dia 20 a 26 de dezembro foram 175 […]
Arquivo -

O boletim da Covid-19 divulgado na manhã desta segunda-feira (28) pela SES (Secretaria de Estado de Saúde) mostra que a semana epidemiológica que se encerrou no sábado (26) teve aumento de 103% no número de mortes se comparado com duas semanas atrás.

Os dados mostram que do dia 20 a 26 de dezembro foram 175 óbitos no Estado. Já na semana do dia 6 a 12 deste mês, MS havia registrado 86 pessoas que perderam a vida pelo .

Nas últimas 24h foram 16 óbitos registrados, porém a média móvel dos últimos 7 dias está em 24, ou seja: em média 24 pessoas morreram com a doença em MS nos últimos 7 dias. No total, 2.245 pessoas perderam a vida por Covid-19.

Número de mortes por Covid-19 dobra em duas semanas em Mato Grosso do Sul
mostra evolução no número de mortes por semana em MS

Mais de 1 mil casos por dia

Conforme o boletim, a média móvel de casos confirmados está em 1.042 na última semana. A taxa se mantém acima de 1 mil desde o dia 8 de dezembro.

Conforme a secretária adjunta de saúde, Christinne Maymone, apesar de MS registrar apenas 223 novos casos confirmados nas últimas 24h, a média se mantém alta e o número pode aumentar. “É por causa da falta de encerramento de casos notificados pelos municípios”, explicou. São 5.896 casos que estão retidos pelas secretarias municipais e não constam no boletim oficial.

O titular da SES, Geraldo Resende, reforçou que devido ao Natal, as equipes dos municípios funcionam em regime de plantão e não encerram o número de casos. “Apesar do feriado, a média móvel é muito alta”, ponderou.

A semana epidemiológica 52 fechou com 7.769 casos confirmados. O número é menor que a semana anterior, mas Maymone adverte a subnotificação do feriado do Natal. “Se os municípios tivessem encerrado esses casos, com certeza teríamos extrapolado o número de casos da semana anterior”.

chegou a 129.484 casos confirmados até agora. Veja abaixo os municípios com maior número de casos em MS:

Município Nº de casos confirmados Nº de mortes confirmadas
Campo Grande 59.381 1.020
Dourados 13.183 152
Corumbá 6.497 189
4.187 57
Aquidauana 2.632 73

Mais casos graves

O alerta da SES é de que a diferença de pacientes internados em leitos UTI (Unidade de Terapia Intensiva) diminuiu em relação aos que estão em leitos clínicos – em estado menos grave. “No dia 26, a diferença era de aproximadamente 70 pacientes e hoje caiu para 27”, observou a adjunta da pasta.

São 649 pessoas internadas em MS com Covid-19, sendo que 338 estão em leitos clínicos e 311 estão em UTIs. São 423 hospitalizados pelo SUS (rede pública) e 226 na rede particular.

A taxa de ocupação dos leitos SUS está em 107% em Campo Grande, isso porque o município está utilizando leitos não habilitados pelo Ministério da Saúde, que são custeados em parceria com o governo do Estado. Em Dourados a taxa está em 78%, em 71% em Corumbá e, por fim, em 53% na macrorregião de Três Lagoas.

Número de mortes por Covid-19 dobra em duas semanas em Mato Grosso do Sul

O secretário de saúde, Geraldo Resende, informou que serão abertos 5 novos leitos UTI em , “que serão utilizados como retaguarda para Campo Grande” e 10 novos em Três Lagoas.

Apesar de estar no limite de ocupação de leitos em várias regiões, Resende explicou que a maior dificuldade em abrir novos leitos é a falta de recursos humanos. “Estamos no limite, nossa principal dificuldade é o recurso humano, Não temos mais médicos, enfermeiros, fisioterapeutas e outros profissionais para atender pacientes que estão em leitos UTI”.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Aberta licitação para pavimentação de acesso a hospital de Dourados

Neymar testa positivo para covid-19 e é afastado pelo Santos

VÍDEO: Militar do Exército morto em acidente é sepultado com homenagens em Campo Grande

Hamas ameaça segurança de refém após cerco de Israel na área onde ele está aprisionado

Notícias mais lidas agora

No pantanal das onças grito de socorro

No Pantanal das onças, de quem é o grito de socorro que ninguém está ouvindo?

procurador-geral supremo stf

STF diz que é ilegal, mas Papy mantém em procurador-geral comissionado na Câmara

feminicídio corumbá

Mulher morre após ser incendiada em Corumbá e MS soma 15 vítimas de feminicídio em 2025

Conversão proibida termina em acidente entre carro e moto na Avenida Ceará

Últimas Notícias

Emprego e Concurso

Começa na segunda-feira inscrições para estágio no TRT de MS

Vagas são para Campo Grande e outras 17 cidades

Esportes

Botafogo anuncia contratação do goleiro equatoriano Cristhian Loor, de 19 anos

Jogador assinou com o clube brasileiro até o final de 2028

Polícia

PRF apreende 3,5 toneladas de maconha em Eldorado

Suspeito disse que levaria droga para Naviraí

Brasil

Moraes converte prisão de Carla Zambelli de preventiva para definitiva

Com isso, deputada perde o mandato; MJ deverá providenciar extradição