Número de mortes por Covid-19 dobra em duas semanas em Mato Grosso do Sul
O boletim da Covid-19 divulgado na manhã desta segunda-feira (28) pela SES (Secretaria de Estado de Saúde) mostra que a semana epidemiológica que se encerrou no sábado (26) teve aumento de 103% no número de mortes se comparado com duas semanas atrás. Os dados mostram que do dia 20 a 26 de dezembro foram 175 […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O boletim da Covid-19 divulgado na manhã desta segunda-feira (28) pela SES (Secretaria de Estado de Saúde) mostra que a semana epidemiológica que se encerrou no sábado (26) teve aumento de 103% no número de mortes se comparado com duas semanas atrás.
Os dados mostram que do dia 20 a 26 de dezembro foram 175 óbitos no Estado. Já na semana do dia 6 a 12 deste mês, MS havia registrado 86 pessoas que perderam a vida pelo coronavírus.
Nas últimas 24h foram 16 óbitos registrados, porém a média móvel dos últimos 7 dias está em 24, ou seja: em média 24 pessoas morreram com a doença em MS nos últimos 7 dias. No total, 2.245 pessoas perderam a vida por Covid-19.
Mais de 1 mil casos por dia
Conforme o boletim, a média móvel de casos confirmados está em 1.042 na última semana. A taxa se mantém acima de 1 mil desde o dia 8 de dezembro.
Conforme a secretária adjunta de saúde, Christinne Maymone, apesar de MS registrar apenas 223 novos casos confirmados nas últimas 24h, a média se mantém alta e o número pode aumentar. “É por causa da falta de encerramento de casos notificados pelos municípios”, explicou. São 5.896 casos que estão retidos pelas secretarias municipais e não constam no boletim oficial.
O titular da SES, Geraldo Resende, reforçou que devido ao Natal, as equipes dos municípios funcionam em regime de plantão e não encerram o número de casos. “Apesar do feriado, a média móvel é muito alta”, ponderou.
A semana epidemiológica 52 fechou com 7.769 casos confirmados. O número é menor que a semana anterior, mas Maymone adverte a subnotificação do feriado do Natal. “Se os municípios tivessem encerrado esses casos, com certeza teríamos extrapolado o número de casos da semana anterior”.
Mato Grosso do Sul chegou a 129.484 casos confirmados até agora. Veja abaixo os municípios com maior número de casos em MS:
Município | Nº de casos confirmados | Nº de mortes confirmadas |
Campo Grande | 59.381 | 1.020 |
Dourados | 13.183 | 152 |
Corumbá | 6.497 | 189 |
Três Lagoas | 4.187 | 57 |
Aquidauana | 2.632 | 73 |
Mais casos graves
O alerta da SES é de que a diferença de pacientes internados em leitos UTI (Unidade de Terapia Intensiva) diminuiu em relação aos que estão em leitos clínicos – em estado menos grave. “No dia 26, a diferença era de aproximadamente 70 pacientes e hoje caiu para 27”, observou a adjunta da pasta.
São 649 pessoas internadas em MS com Covid-19, sendo que 338 estão em leitos clínicos e 311 estão em UTIs. São 423 hospitalizados pelo SUS (rede pública) e 226 na rede particular.
A taxa de ocupação dos leitos SUS está em 107% em Campo Grande, isso porque o município está utilizando leitos não habilitados pelo Ministério da Saúde, que são custeados em parceria com o governo do Estado. Em Dourados a taxa está em 78%, em 71% em Corumbá e, por fim, em 53% na macrorregião de Três Lagoas.
O secretário de saúde, Geraldo Resende, informou que serão abertos 5 novos leitos UTI em Sidrolândia, “que serão utilizados como retaguarda para Campo Grande” e 10 novos em Três Lagoas.
Apesar de estar no limite de ocupação de leitos em várias regiões, Resende explicou que a maior dificuldade em abrir novos leitos é a falta de recursos humanos. “Estamos no limite, nossa principal dificuldade é o recurso humano, Não temos mais médicos, enfermeiros, fisioterapeutas e outros profissionais para atender pacientes que estão em leitos UTI”.
Notícias mais lidas agora
- ‘Apenas vendedora’, diz ex-miss apontada como membro de quadrilha e acusada de estelionato
- Idoso de 70 anos morre na Santa Casa após cair em hélice de roçadeira em chácara
- ‘Tenho como provar’: nora vem a público e escreve carta aberta para sogra excluída de casamento em MS
- Adolescente é encontrada em estado de choque após ser agredida com socos e mordidas e pais são presos
Últimas Notícias
VÍDEO: carro de motorista por aplicativo pega fogo no Tijuca
Na Avenida Dr. Nasri Siufi na região do Jardim Tijuca
Grupo disfarçado de agentes da PF assalta casa de filho de Maluf no Morumbi
O imóvel fica no Morumbi, na zona sul de São Paulo
Cano marca no fim e Fluminense escapa de derrota para o Fortaleza no Maracanã
O Fortaleza estacionou nos 64 pontos
Caminhoneiro é flagrado dirigindo bêbado e oferece dinheiro a guardas municipais
Por volta das 16h30 desta sexta-feira (22) na Avenida Gury Marques
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.