Pular para o conteúdo
Transparência

Poderes determinam resolução conjunta para contratação durante pandemia

Procedimentos para contratação durante a pandemia do coronavírus, resultou em uma resolução conjunta entre a PGE (Procuradoria-Geral do Estado), Controladoria-Geral do Estado e as Secretarias de Fazenda (Sefaz) e de Administração e Desburocratização (SAD), publicada no Diário Oficial do Estado desta segunda-feira (30). O documento leva em consideração a importância de cada uma d...
Arquivo -

Procedimentos para contratação durante a pandemia do coronavírus, resultou em uma resolução conjunta entre a PGE (Procuradoria-Geral do Estado), Controladoria-Geral do Estado e as Secretarias de Fazenda (Sefaz) e de Administração e Desburocratização (SAD), publicada no Diário Oficial do Estado desta segunda-feira (30).

O documento leva em consideração a importância de cada uma das instituições para exercerem os procedimentos e boas práticas de instrução, governança e transparência. 

Com isso, o processo administrativo instaurado deverá ser instruído, com os seguintes elementos: justificativa da necessidade de pronto atendimento da situação de emergência; limitação aos quantitativos necessários ao atendimento da situação emergencial e no limite desta; indicação dos recursos orçamentários para a despesa, bem como a disponibilidade orçamentária no sentido de que se evite despesas sem cobertura orçamentária ou com dotação diversa do objeto e finalidade pretendida; apresentação de Termo de Referência ou Projeto Básico simplificados, os quais deverão conter, diversos requisitos detalhados na publicação; cadastramento no Sistema Gestor de Compras (SGC).

A Resolução Conjunta também cita que, sem prejuízo das disposições previstas na Lei Geral de Licitações e na legislação específica de enfrentamento da emergência de saúde pública decorrente do Covid-19, o órgão ou entidade do Estadual deverá demonstrar, na celebração dos contratos, especial atenção para: listagem dos itens que serão verificados para fins de recebimento provisório e definitivo; prazo de duração de até seis meses e passível de prorrogação por períodos sucessivos, enquanto perdurar a necessidade de enfrentamento dos efeitos da situação de emergência de saúde pública; detalhamento das situações em que penalidades serão aplicadas, estabelecendo-se, em relação às multas, os percentuais correspondentes, que obedecerão a uma escala gradual para as sanções recorrentes; detalhamento das situações em que o contrato será rescindido por parte da Administração devido ao não atendimento de termos contratuais, da recorrência de aplicação de multas ou outros motivos.

O governo vai disponibilizar no site www.comprascoronavirus.ms.gov.br, todas as informações relativas às contratações diretas efetuadas em razão da atual situação de emergência de saúde pública. Também estarão disponíveis no endereço eletrônico do Portal da Transparência de Mato Grosso do Sul e no site www.dados.ms.gov.br com acessibilidade e visibilidade orientadas a qualquer cidadão.

Assinam o documento a procuradora-Geral do Estado, Fabíola Marquetti Sanches Rahim; o controlador-Geral do Estado, Carlos Eduardo Girão de Arruda; o secretário da SAD, Soler; e o secretário (em exercício) da Sefaz, Lauri Luiz Kener. A publicação tem validade a partir de hoje.

Com assessoria

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Santos perde para o Internacional na Vila e segue na zona de rebaixamento

Flamengo vira aos 39 do segundo tempo contra o Bragantino e encosta no Cruzeiro

Choque recupera SUV de luxo que seria vendida por R$ 40 mil no Paraguai

MS tem mais de 4,6 mil monitorados por tornozeleira eletrônica

Notícias mais lidas agora

MS alega na Justiça que chineses receberam incentivos para megaindústria, mas abandonaram área

Tarifaço dos EUA: Nelsinho Trad diz que comitiva não tem prerrogativa para negociar

TAMANDUA ENFRENTA ONÇAS NO PANTANAL

Desfecho impensável: tamanduá se recusa a virar comida e enfrenta 3 onças no Pantanal

Cruzeiro e Corinthians empatam em jogo com menor público do ano

Últimas Notícias

Bastidores

[ BASTIDORES ] Bets? Projeto mira máquinas de ursinhos

Bastidores também aborda comitiva com senadores de MS aos EUA e CPI do Consórcio Guaicurus

Leandro Mazzini - Coluna Esplanada

Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial realiza mapeamento inédito da bioindústria na Amazônia Legal

São cerca de 11 mil empreendimentos associados à sociobiodiversidade na região

Trânsito

Motociclista morre ao bater na traseira de caminhão parado em rodovia da fronteira de MS

Caminhoneiro fez teste do bafômetro que deu negativo

Polícia

Briga de família acaba com idoso esfaqueado e espancado a pauladas em Campo Grande

Autor fugiu e não foi localizado