Pular para o conteúdo
Transparência

Para evitar aglomeração, MPMS fará eleição do novo PGJ de forma eletrônica

O MPMS (Ministério Público Estadual de Mato Grosso do Sul) realiza nesta sexta-feira (3) votação para escolha do novo PGJ (Procurador-Geral de Justiça) e, pela primeira vez, de forma eletrônica por conta da pandemia do novo coronavírus. Antes, os promotores do interior precisavam se deslocar para Campo Grande para participar da votação. Após mudança no […]
Arquivo -
MPMS (Divulgação)
MPMS (Divulgação)

O (Ministério Público Estadual de Mato Grosso do Sul) realiza nesta sexta-feira (3) votação para escolha do novo PGJ (Procurador-Geral de Justiça) e, pela primeira vez, de forma eletrônica por conta da pandemia do novo coronavírus. Antes, os promotores do interior precisavam se deslocar para para participar da votação.

Após mudança no Regimento do órgão, que permite a participação de promotores concorrendo ao cargo, apenas quatro deles concorrem: Alexandre Magno Benites Lacerda, Ricardo de Melo Alves e Paulo César Zeni. Único que não faria parte do grupo dos favoritos para ser o sucessor do atual procurador, Paulo Cézar dos Passos, é o promotor Ricardo Rotunno, de .

Candidato da situação, Alexandre foi duramente criticado pelo procurador de Justiça Rodrigo Stephanini  por estar há 14 anos atuando no Ministério Público, mas ter poucos em funções ligadas a ações externas e de atendimento à sociedade. Ele está há uma década em cargos entrelaçados à política do MP.

No final de janeiro, além de ter os atos que o nomearam revogados para poder participar do pleito, Alexandre Magno também se desincompatibilizou do cargo de secretário executivo do CNPG (Conselho Nacional de Procuradores-Gerais do Ministério Público dos Estados e da União), o qual foi designado pra atuar na gestão 2019/20.

A decisão cabe ao governador (PSDB) que, após receber a lista com os três mais votados, tem o direito de decidir quem nomeará como procurador-geral. Desde a primeira eleição em Mato Grosso do Sul, o mais votado é o escolhido pelo líder do Executivo.

A Comissão Eleitoral é composta pelos Procuradores de Justiça: Sérgio Luiz Morelli, Presidente; Hudson Shiguer Kinashi e Mauri Valentim Riciotti. Os suplentes são os Procuradores de Justiça: Irma Vieira de Santana e Anzoategui e Olavo Monteiro Mascarenhas.

A votação acontece das 9h às 17h e às 18h já deve ser divulgada pelo órgão a lista tríplice.

 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Alfonso Herrera, astro do “RBD”, estrela “Las Muertas” na Netflix e confirma presença na COP30 em Belém

Defesa de Bolsonaro diz que penas foram excessivas e vai recorrer

Aposta de Corumbá leva R$ 63 mil com quina da Mega-Sena

Homem é preso por atear fogo contra esposa

Notícias mais lidas agora

Alexandre de Moraes condena Bolsonaro a 27 anos e 3 meses de prisão em regime fechado

salário

Eduardo Riedel antecipa para setembro primeira parcela do 13º aos servidores

Prefeito de Terenos comprou imóveis e empresas com dinheiro de propina, diz Gaeco

Cruzeiro despacha rival Atlético-MG e encara o Corinthians na semifinal da Copa do Brasil

Últimas Notícias

Esportes

Bia Haddad vence confronto brasileiro nas oitavas do SP Open

Bia venceu a partida, disputada no Parque Villa-Lobos

Brasil

STF determina perda do mandato de Alexandre Ramagem na Câmara

Ramagem foi condenado pelos crimes de organização criminosa armada

Polícia

Polícia prende autor de estupros em Dourados

Confessou a autoria de dois estupros

Le Blog Maria Antonia

Cinebiografia de Madonna avança e Julia Garner segue como protagonista

Julia Garner, estrela de Ozark e vencedora do Emmy, foi oficialmente escolhida para interpretar Madonna em sua aguardada cinebiografia. O projeto passou por diversas mudanças desde que foi anunciado, mas a atriz confirmou recentemente que continua em andamento. Em entrevista ao SmartLess Podcast, Julia revelou detalhes curiosos de sua audição para viver a Rainha do … Continued