Pular para o conteúdo
Transparência

Ministério deve liberar ainda hoje recursos para enfrentamento às queimadas em MS

O Governo de MS aguarda ainda para esta terça-feira (15) a liberação de recursos provenientes do Ministério do Desenvolvimento Regional e da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil para enfrentamento das queimadas em Mato Grosso do Sul. “Acredito que o plano já foi aprovado e que ainda hoje vamos ter a liberação destes recursos […]
Arquivo -

O Governo de MS aguarda ainda para esta terça-feira (15) a liberação de recursos provenientes do Ministério do Desenvolvimento Regional e da Secretaria Nacional de Proteção e para enfrentamento das queimadas em .

“Acredito que o plano já foi aprovado e que ainda hoje vamos ter a liberação destes recursos para prosseguir com as ações de enfrentamento”, detalhou ao Jornal Midiamax , titular da Semagro (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Família).

Ele se refere ao plano de trabalho e de recursos apresentado por MS ao Ministério no início da semana, em ocasião que antecedeu o reconhecimento do Estado de Emergência em MS em decorrência de incêndios florestais e que, na prática, ampliou territorialmente decreto anterior, que contemplava apenas a região de e de , no Pantanal de MS.

Assim, o decreto federal publicado na tarde da segunda-feira (14), em edição extra do DOU (Diário Oficial da União), vai permitir que recursos federais sejam utilizados no novo plano de trabalho, que prevê compras imediatas de insumos, itens e locações necessárias para o enfrentamento das queimadas em MS.

Ampliação

MS já dispunha de decreto estadual de emergencia ambiental, que permitia fazer compras e avaliar rapidamente a situação das queimadas, com orçamento do Estado. Havia, também, decreto federal que só contemplava Corumbá e Ladário. O mais novo dispositivo legal, portanto, permite que os recursos sejam utilizados em todo o território de MS.

“Quando começamos a perceber que todas as regiões do Estado tinham algum tipo de foco [de incêndio], como em Alcinópolis, vimos que era necessário um estudo mais completo, porque não poderíamos utilizar os R$ 600 mil da União para área que não fosse Corumbá e Ladário. Assim, no domingo (13), veio a MS o secretário Nacional de Defesa Civil e apresentamos o estudo técnico. Declaramos a emergência na segunda e à tarde o Ministério já reconheceu”, concluiu Verruck.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
terenos psdb

Vereadores se calam sobre prefeito do PSDB preso e operação em Terenos

MPF pede suspensão de concurso da Marinha

dolar

Dólar fecha em alta com receio de sanções americanas após julgamento de Bolsonaro

Após matar sogra, homem tentou vender celular e bolsa da vítima

Notícias mais lidas agora

Prefeito e empreiteiras: Gaeco fez buscas em 59 endereços contra corrupção em Terenos

De casebre à mansão: prefeito de Terenos teve salto patrimonial de 218% em quatro anos

Funcionários suspendem paralisação após Santa Casa efetuar pagamento em Campo Grande

Operação contra ferros-velhos leva duas pessoas para a delegacia em Campo Grande

Últimas Notícias

Loterias

Bolão em Campo Grande fatura R$ 102 mil com cinco números da Mega

68 apostas acertaram cinco dezenas

Trânsito

Motorista de carreta morre preso às ferragens em tombamento na BR-262

Após o tombamento, o condutor morreu preso nas ferragens

Brasil

Câmara aprova projeto que tipifica exercício ilegal da veterinária

O projeto também determina que se o crime resulta em lesão ou morte de animal

Cotidiano

Carreta da Justiça atende 380 pessoas em Paranhos

A equipe da Carreta da Justiça realizou um total de 113 atendimentos