Em , 17 empresas receberam valores acima de 1 milhão de reais da ‘verba contra ’ para fornecer produtos ou serviços ao Estado em contratos emergenciais. O Jornal Midiamax listou os dez fornecedores com os maiores contratos firmados sem licitação com o Governo de MS durante a pandemia de .

As contratações emergenciais foram realizadas por todos os estados brasileiros, a fim de enfrentar a situação de emergência. Devido à pandemia, MS declarou estado de calamidade pública, reconhecida pela União em 8 de abril.

O Governo Federal criou a lei nº 13.979, que desde 6 de fevereiro estabelece medidas que podem ser adotadas para enfrentamento da pandemia. Então, no artigo quatro, fica “dispensada a licitação para aquisição de bens, serviços e insumos de saúde destinados ao enfrentamento da emergência de saúde pública”.

Ao todo, 75 empresas já foram contratadas pelo Estado desde o começo do cenário pandêmico com verba contra o coronavírus.

Juntas, as dez empresas detentoras dos maiores contratos emergenciais da covid-19 no Governo de MS receberam R$ 37.453.940.82.

Por fim, dados estão disponíveis no portal online Compras Coronavírus, foram analisados dados disponibilizados até às 16h desta quinta-feira (06).

Confira as 10 empresas que mais receberam do Governo de MS com verba contra coronavírus

(Fonte: Governo de MS, Arte: Dândara Genelhú)