Política / Transparência

Confira as 10 empresas que mais receberam do Governo de MS com verba contra coronavírus

No total, 75 empresas já receberam da verba contra coronavírus em compras sem licitação das contratações emergenciais do Governo de MS.

Dândara Genelhú Publicado em 07/08/2020, às 07h29 - Atualizado às 16h08

Contratos emergenciais usam verba do covid-19 sem licitação (Edemir Rodrigues, Secom/MS)
Contratos emergenciais usam verba do covid-19 sem licitação (Edemir Rodrigues, Secom/MS) - Contratos emergenciais usam verba do covid-19 sem licitação (Edemir Rodrigues, Secom/MS)

Em Mato Grosso do Sul, 17 empresas receberam valores acima de 1 milhão de reais da ‘verba contra coronavírus’ para fornecer produtos ou serviços ao Estado em contratos emergenciais. O Jornal Midiamax listou os dez fornecedores com os maiores contratos firmados sem licitação com o Governo de MS durante a pandemia de covid-19.

As contratações emergenciais foram realizadas por todos os estados brasileiros, a fim de enfrentar a situação de emergência. Devido à pandemia, MS declarou estado de calamidade pública, reconhecida pela União em 8 de abril.

O Governo Federal criou a lei nº 13.979, que desde 6 de fevereiro estabelece medidas que podem ser adotadas para enfrentamento da pandemia. Então, no artigo quatro, fica “dispensada a licitação para aquisição de bens, serviços e insumos de saúde destinados ao enfrentamento da emergência de saúde pública”.

Ao todo, 75 empresas já foram contratadas pelo Estado desde o começo do cenário pandêmico com verba contra o coronavírus.

Juntas, as dez empresas detentoras dos maiores contratos emergenciais da covid-19 no Governo de MS receberam R$ 37.453.940.82.

Por fim, dados estão disponíveis no portal online Compras Coronavírus, foram analisados dados disponibilizados até às 16h desta quinta-feira (06).

Confira as 10 empresas que mais receberam do Governo de MS com verba contra coronavírus

(Fonte: Governo de MS, Arte: Dândara Genelhú)

Jornal Midiamax