O (Departamento Estadual de de Mato Grosso do Sul) afastou por 180 dias (cerca de seis meses) o servidor Arioldo Centurião Junior, titular da DIRV (Diretoria de Registro e Controle de Veículos). A portaria foi publicada na edição desta terça-feira (8) do DOE (Diário Oficial Eletrônico).

Na semana passada, o Jornal Midiamax adiantou que Centurião Júnior foi afastado da presidência da Comissão Especial de Credenciamento, responsável pela abertura, processamento de credenciamento de empresas estampadoras de placas de identificação veicular no Estado.

Ainda conforme a portaria, o servidor deve continuar recebendo seu salário nesse período. Ele deixou as funções por força de decisão judicial em processo sigiloso que corre na 5ª Vara Criminal de .

O afastamento de Centurião Junior atende a pedido formulado após inquérito policial que investiga o envolvimento do servidor com empresas estampadoras, responsáveis pelo emplacamento de veículos, após suspeita de privilégio de determinadas empresas no credenciamento com o fornecimento de informações privilegiadas, o que caracterizaria corrupção passiva ( administrativa).

A investigação é comandada pelo Dracco (Diretoria de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado), através da Deccor (Delegacia Especializada de Combate à Corrupção),  e pediu, inclusive, a prisão temporária de Centurião Junior, expedição de mandado de busca e apreensão e afastamento de Centurião por obstrução à Justiça. Todavia, o juiz Waldir Peixoto Barbosa, ordenou apenas o afastamento durante o andamento da investigação.