Ministro Edson Fachin vai julgar manobra de Reinaldo que tenta suspender ação no STJ
Magistrado é conhecido por ser o relator dos processos referentes à Operação Lava Jato no Supremo Tribunal Federal.
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O habeas corpus da defesa de Reinaldo Azambuja (PSDB) protocolado no STF (Supremo Tribunal Federal) foi distribuído ao ministro Edson Fachin. Caberá ao magistrado deferir ou derrubar pedido liminar que requer a suspensão da Ação Penal 980 no STJ (Superior Tribunal de Justiça) até que a corte analise se há incompetência do órgão para julgar o tucano.
A manobra de Azambuja caiu nas mãos de Fachin por prevenção, ou seja, porque o ministro já julgou processo vinculado a este. Em dezembro de 2017, o magistrado relatou reclamação e permitiu a defesa do governador acessar parte das provas colhidas pela Polícia Federal no âmbito do inquérito 1.190/STJ. O relatório final desta investigação originou a denúncia do MPF (Ministério Público Federal) contra Reinaldo Azambuja e mais 23 pessoas pelos crimes de corrupção, lavagem de dinheiro e organização criminosa.
A denúncia da subprocuradora-geral da República Lindôra Araújo aponta que o governador recebeu R$ 67,7 milhões em propina, entre 2014 e 2016. Em contrapartida, concedeu isenções fiscais ao grupo dos Batista que desfalcaram os cofres do Estado em R$ 209,7 milhões.
Protocolado na última terça-feira (20), o habeas corpus está concluso para decisão do agora relator Edson Fachin. O ministro é conhecido por ser o relator dos processos da Operação Lava Jato no STF.
Manobra
O habeas corpus de Reinaldo é considerado uma “manobra”, que já foi tentada pela defesa do tucano durante plantão no STJ. O time de advogados do governador de Mato Grosso do Sul pede para que a ação penal seja remetida para a Justiça Estadual.
A defesa reitera o argumento de que Reinaldo Azambuja ainda não seria governador na época em que os supostos crimes a ele imputados teriam sido cometidos. Portanto, Reinaldo não teria foro privilegiado, não podendo ser julgado pelo STJ.
Uma questão de ordem sobre o assunto tramita no STJ, segundo a defesa, há mais de 90 dias, sem posicionamento do ministro relator Felix Fischer. No entanto, a defesa aproveitou o recesso do órgão para reiterar o pedido no plantão, retirando-o em seguida.
Fontes da área jurídica ouvidas anteriormente pelo Jornal Midiamax relatam que retirar e reapresentar pedidos, por meio de outros escritórios inclusive, é uma manobra comum de defesa para que o pedido seja apreciado por outro ministro, dependendo do plantão.
Foro privilegiado em xeque
Desde o Inquérito 1.190, no STJ, o governador Reinaldo Azambuja tenta colocar em dúvida o próprio foro privilegiado. O pedido já foi negado pelo presidente do órgão, ministro João Otávio de Noronha.
A defesa de Reinaldo mudou a estratégia no plantão judicial do STJ deste ano e, pela primeira vez, pôs em xeque o foro privilegiado do governador nas supostas condutas criminosas investigadas, pelas quais Azambuja foi indiciado: lavagem de dinheiro, organização criminosa e corrupção passiva.
A defesa alega ao STF que as condutas descritas no relatório final pelo MPF teriam sido cometidas entre os anos de 2014 e 2016, “a saber, teriam começado antes do início do primeiro mandato de Reinaldo Azambuja, exercido entre 2015 e 2018, e terminado antes que este se findasse”.
Azambuja pode ser afastado do cargo a partir do recebimento da denúncia do MPF no STJ.
Notícias mais lidas agora
- ‘Tenho como provar’: nora vem a público e escreve carta aberta para sogra excluída de casamento em MS
- Adolescente é encontrada em estado de choque após ser agredida com socos e mordidas e pais são presos
- Homem incendeia casa com duas crianças dentro por disputa de terreno em MS: ‘Vou matar vocês’
- Mais água? Inmet renova alerta para chuvas de 100 milímetros em Mato Grosso do Sul
Últimas Notícias
Motorista ‘fura’ pare e causa acidente com motociclista na Vila Bandeirante
Conforme informações o condutor do veículo fugiu do local
População de Ribas do Rio Pardo recebe projeto Vizinhança na Praça no sábado
Evento começa as 19 horas na Praça dos Ipês, localizada na Rua Edelmiro Lopes, no Jardim Ouro Verde
Prodígio de MS, ‘Lukita’ mostrou ser bom de bola e ganhou ‘passe’ direto para o Flamengo
Seja nas quadras ou nos gramados, Lucas chama atenção pela qualidade técnica
Vai viajar pela BR-163? Confira os trechos interditados nesta sexta-feira
As interdições ocorrem para a realização de obras e serviços de melhoria da pista
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.