Pular para o conteúdo
Transparência

Ex-prefeito que fez promoção pessoal em site e ‘adotou’ cores do partido tem pena mantida

Decisão foi divulgada pelo site do TJMS; desembargador afirma que lei busca punir o administrador desonesto, e não o inábil.
Arquivo -

Um ex-prefeito de uma cidade do interior de tentou, sem sucesso, livrar-se de acusação de administrativa ao usar a máquina pública para promoção pessoal e de seu partido. Por unanimidade, a 1ª Câmara Cível do (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) manteve a multa cível de 5 vezes a remuneração no seu último mês de mandato, devidamente atualizada.

A decisão foi divulgada pela assessoria do TJMS, sem informar o nome do condenado ou mesmo o município no qual as irregularidades ocorreram, por questões processuais. A sentença seguiu parecer do desembargador Marcos José de Brito Rodrigues e foi declarada por unanimidade, por se entender que houve violação aos princípios da impessoalidade e moralidade no exercício do poder.

De acordo com o TJMS, o ex-prefeito condenado foi acusado de realizar promoção pessoal por meio de um site de notícias, de usar as cores de seu partido político em prédios públicos, convites, uniformes e até no endereço eletrônico da prefeitura.

O político foi condenado em primeira instância e apelo ao TJ negando ter participado das condutas a ele atribuídas. Rodrigues, porém, salientou que o ato de improbidade administrativa envolve enriquecimento ilícito, prejuízo ao erário ou infringência aos princípios da administração, baseando sua decisão no artigo 11 da lei 8.429/1992 –que trata das sanções a agentes públicos no caso de enriquecimento ilícito e dos atos de improbidade que atentam contra a administração.

“Conclui-se, portanto, que a lei visa, por assim dizer, alcançar o administrador desonesto, não o inábil”, afirmou o relator.

Para o desembargador, a conduta ímproba identificada envolveu sua promoção pessoal, enquanto prefeito, por uso da máquina pública mediante divulgações no site da prefeitura, uso das cores de seu partido no site e em prédios públicos, uniformes e convites. Uma das notícias listadas focou na figura do prefeito, e não da administração pública. Cabe recurso.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Sim coletivo: 45 casais se casam em cerimônia tradicional na Perpétuo Socorro

Manifestação em defesa da soberania brasileira mobiliza pessoas no centro da Capital

Exposição de flores em Dourados oferece espécies ornamentais e frutíferas até domingo

guia de bolso turístico

Com Corredor Bioceânico, Campo Grande vai lançar guia turístico ‘de bolso’ no celular

Notícias mais lidas agora

Por hora, duas mulheres são vítimas de violência doméstica em Mato Grosso do Sul

Sim coletivo: 45 casais se casam em cerimônia tradicional na Perpétuo Socorro

Barrados no parque: entenda por que grupo Legendários sofreu restrições na Serra de Bodoquena

Dourados realiza nova captação de órgãos no Hospital da Vida para transplantes em MS

Últimas Notícias

Polícia

Jovem morre ao tentar passar por vão de porta e ser esmagado em Ribas do Rio Pardo

A vítima foi encontrada já sem vida na manhã deste sábado

Polícia

‘Vou cortar sua cabeça’: marido vê troca de mensagens, ameaça esposa e é preso em MS

Além das ameaças, a mulher teve roupas e calçados queimados pelo homem

Cotidiano

Colheita em MS: clima seco favorece milho e algodão, mas preocupa cultivo de trigo

Lavouras de trigo que estão em fases reprodutivas, como a floração e o enchimento de grãos, enfrentam restrição hídrica devido à escassez de chuvas

Cotidiano

Bioparque Pantanal realiza exposição de orquídeas neste sábado

Especialistas estarão à disposição para fornecer dicas de cultivo e informações sobre as características de cada espécie