O TCU (Tribunal de Contas da União) encaminhou à relatório com relação de 7 mil nomes de gestores públicos que tiveram contas rejeitadas pelo tribunal. Em , conforme os dados, são 114 contas rejeitadas de 83 gestores neste ano.

Lista detalhada com nomes de todos os gestores e detalhes das contas rejeitadas nos últimos anos pode ser acessada neste link.

De acordo com o relatório do TCU, o total de contas rejeitadas representa 1.1% do montante analisado pelo tribunal nos últimos meses.

Para o TSE (Tribunal Superior Eleitoral), que recebeu todo o relatório do TCU nesta segunda-feira (14), o compartilhamento dessas informações com a Justiça Eleitoral é um passo importante para a lisura das Eleições Municipais de 2020.

Presidente do TSE, ministro Luís Roberto Barroso também chamou a atenção para que os gestores que ocupam cargos públicos façam as suas prestações de contas nos prazos e na forma prevista na lei, para que não corram o risco de, inadvertidamente, acabarem incluídos na lista do TCU.

Por fim, o presidente do TSE fez um apelo para que os eleitores votem conscientemente, pesquisando sobre a trajetória dos candidatos antes de escolher em quem votar. Segundo ele, cabe aos eleitores, além das barreiras que a legislação eleitoral impõe, escolher os melhores representantes.

Ao entregar a listagem com os nomes dos gestores públicos, o presidente do TCU, ministro José Mucio Monteiro, considerou o compartilhamento das informações com a Justiça Eleitoral um avanço da . Ele destacou que nela constam pessoas que tiveram suas contas rejeitadas ou que, ainda, não prestaram contas como é exigido pela lei.

“O dinheiro público precisa ser gasto e é preciso prestar contas do dinheiro público. Precisa que se comprove que a despesa aconteceu”, explicou o presidente do TCU.