Pular para o conteúdo
Transparência

Audiência para discutir lockdown em Campo Grande leva interessados a pedirem participação à Justiça

Vereador e entidade patronal querem acompanhar ação da Defensoria Pública que pede lockdown contra o coronavírus em Campo Grande.
Arquivo -

A audiência agendada para esta sexta-feira (6) entre de Mato Grosso do Sul e Prefeitura de , a fim de discutir a aplicação de um no município como forma de conter o avanço da pandemia de , chamou a atenção de mais interessados: um vereador e uma entidade empresarial se manifestaram no processo pedindo direito a participar do encontro e de outros passos da ação.

Em manifestação na quarta-feira (5), o juiz José Henrique Neiva de Carvalho e Silva convocou para as 13h30 desta sexta, no gabinete da Vara de Falência, Recuperações Judiciais e Cartas Precatórias Cíveis de Campo Grande uma audiência de conciliação para tratar do lockdown de 14 dias proposto pela Defensoria, o qual a administração de Campo Grande afirma ser contrária –linha adotada por muitas entidades empresariais e políticos por conta dos prejuízos econômicos e no mercado de trabalho. A prefeitura havia recebido prazo de 72 horas para se posicionar sobre a questão, prazo que também termina nesta sexta.

Além dos defensores e de representantes do Paço Municipal, o MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul) e a Jucems (Junta Comercial do Estado) foram chamados para participar da audiência que, segundo o juiz, é necessária antes mesmo de se analisar a liminar que a Defensoria pede para a aplicação do fechamento total, sob o argumento de que as medidas de enfrentamento da pandemia foram, até o momento, insuficientes, diante da flexibilização das regras de distanciamento social e contra aglomerações.

Nesta quinta, dois novos pedidos foram anexados à ação que tramita na 1ª Vara de Direitos Difusos, Coletivos e Individuais Homogêneos, o vereador Vinicius Siqueira (PSL), que há havia apresentado solicitação para integrar o processo como interessado (estando, assim, presente em todos os atos subsequentes), solicitou sua “imediata habilitação” para participar da audiência de conciliação.

A segunda solicitação partiu de escritório de advocacia que atende a Fiems (Federação das Indútrias de Mato Grosso do Sul), também pleiteando seu ingresso na ação a título de Amicus Curiae, com direito de apresentar manifestações, documentos e pareceres relativos ao pedido de lockdown em Campo Grande.

Entre seus argumentos, está o de que a entidade representa interesses coletivos e individuais das indústrias, inclusive podendo propor medidas judiciais em prol de seus associados, “cujas atividades economicamente produtivas serão diretamente impactadas em caso de concessão da liminar requerida nos autos”.

A federação aproveitou a solicitação para, de imediato, também se manifestar contra o fechamento total das atividades comerciais e industriais que não sejam consideradas essenciais –argumentando que a prefeitura já tomou diversas medidas de combate à doença, reconhecidas pela própria Defensoria, e que forçaram os empresários a se adaptarem ao “novo normal”.

Nesse ínterim, a Fiems citou ações como a recuperação de 90 respiradores (35 deles entregues a Campo Grande) e consultorias a 476 empresas sobre protocolos de biossegurança da cidade, impactando cerca de 15 mil postos de trabalho.

Nesta quinta-feira, boletim da Secretaria de Estado de Saúde anotou mais 786 casos de coronavírus em Mato Grosso do Sul, elevando para 29.101 o total de infectados. Dos novos relatos, 337 são de Campo Grande, que concentra 158 dos 458 óbitos registrados até aqui. Até então, a taxa de ocupação de leitos de UTI do SUS na macrorregião da cidade estava em 94% (dos 234 disponíveis, 44% eram de pacientes com Covid-19 e 7% para casos suspeitos).

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Operação da Polícia Federal prende 20 foragidos da Justiça em um único dia em MS

Em dia de evento, acidente deixa parte de Inocência sem energia elétrica

Voo de Belém-Macapá tem duração de 5h

Bruna Biancardi revela reação de Neymar com segunda gravidez: ‘Chororô’

Notícias mais lidas agora

Consórcio Guaicurus vai a julgamento por não pagar multa milionária a Campo Grande

santa casa

Disputa por R$ 46 milhões: Justiça manda intimar município antes de decidir recurso da Santa Casa

Filho que matou a própria mãe com golpes de pá em Campo Grande fica em silêncio em audiência

Campo Grande abre processo seletivo com 226 vagas para as áreas da saúde e direito

Últimas Notícias

Mundo

Acadêmico dos EUA é detido na Tailândia por crime de lesa-majestade

Paul Chambers é acusado e falar sobre "reestruturação militar" da Tailândia

Brasil

Muro desaba e 11 estações são fechadas no Rio de Janeiro

Incidente aconteceu em um dos horários com maior concentração de passageiros

Polícia

Chegada de fábrica de celulose em Inocência aumenta em 30% ocorrências policiais

Aumento nas ocorrências estaria ligado ao aumento populacional na cidade

Transparência

MP pede suspensão de licenciamentos de construções no entorno do Parque dos Poderes

Recomendação foi enviada para a prefeitura de Campo Grande, após audiência pública discutir impactos ambientais na região