A (Unidade de Fertilizantes Nitrogenados da Petrobras) em , distante 326 km de Campo Grande, que está com 80% das obras concluídas, quando começar as atividades, deverá gerar até dez mil empregos diretos e indiretos, em Mato Grosso do Sul.

As obras da fábrica de fertilizantes estão paradas desde 2014 e um grupo russo está interessado na compra. No dia 6 deste mês, uma decisão do STF (Supremo Tribunal Federal) determinou que o processo de venda ou de perda de controle acionário de empresas subsidiárias de estatais não precisa ser aprovado pelo Poder Legislativo, e isso beneficia a UFN3.

De acordo com o governador Reinaldo Azambuja (PSDB), a Petrobras publicou edital da retomada das vendas. “Acho que está bem adiantada. O diretor-presidente da MS Gás, Rudel Trindade, teve reunião na sexta-feira (14) em São Paulo com os russos que são os pretendes da compra da UFN3”.

Azambuja revelou uma reunião marcada para o dia 9 de julhoo entre o presidente boliviano, Evo Morável e o presidente russo, Vladimir Putin, na Rússia. “Eles vão se encontrar talvez para assinatura do termo de fornecimento de gás. Com a decisão judicial, destravou as vendas das subsidiárias e não tenho dúvida que a UFN3 será negociada”.

O governador falou sobre a importância para Mato Grosso do Sul, do funcionamento da fábrica. “Para gente importa, além da retomada dos investimentos é a geração de emprego e ser o maior produtor de ureia e sulfato de amônia no Brasil. Três Lagoas vai se tornar o maior produtor desses insumos”.

Ainda segundo Azambuja, o insumo que atualmente o Brasil importa, será produzido no Estado. “Só empregos diretos na fábrica pode ultrapassar 1 mil, indiretos por ser de 8 a 9 mil. É mais geração de emprego e principalmente Mato Grosso do Sul se torna o maior produtor desses insumos nitrogenados que vão atender a agropecuária de todo Brasil”.