Pular para o conteúdo
Transparência

TJMS suspende decisão que retirava controle da Eldorado Celulose dos irmãos Batista

A disputa bilionária pelo controle da Eldorado Celulose entre os irmãos Wesley e Joesley Batista e o empresário Mário Celso Lopes continua. Agora, o TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) suspendeu decisão anterior do próprio tribunal em que o controle majoritário da empresa era retirado da J&F Investimentos. No fim de novembro, […]
Arquivo -
Eldorado Brasil instalada em Três Lagoas. | Foto: Divulgação
Eldorado Brasil instalada em Três Lagoas. | Foto: Divulgação

A disputa bilionária pelo controle da Celulose entre os irmãos Wesley e e o empresário Mário Celso Lopes continua. Agora, o (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) suspendeu decisão anterior do próprio tribunal em que o controle majoritário da empresa era retirado da J&F Investimentos.

No fim de novembro, o desembargador Nélio Stábile concedeu o direito de Mário Celso participar “de todas as deliberações” envolvendo a empresa até o julgamento do mérito da ação de nulidade acionária. Com isso, a holding teria perdido o controle acionário.

Porém, a J&F Investimentos, que controla empresas como a Eldorado e a JBS, contesta a informações prestadas ao tribunal arbitral por Mário Celso, afirmando que são mentiras. A Justiça paulista já tinha dado decisão favorável aos Batista, na quinta-feira (19).

Com essa nova decisão, foi suspensa a retomada de 8,28% das ações de Mário Celso Lopes na Eldorado e seu direito a voto na empresa. Além da J&F, a Paper Excellence S.A também possui ações e tem direito a participar das decisões da empresa, localizada em e uma das principais produtoras de celulose do mundo.

O desembargador Sérgio Fernandes Martins, corregedor-geral de Justiça do Estado, avaliou o caso e considerou que uma eventual alteração no controle da empresa representa risco de “impacto de ordem econômica, financeira e tributária” ao Estado e ao país. O número de trabalhadores envolvidos, cerca de 4 mil, também serviu de justificativa.

“Portanto, é muito provável que a MJ [que sequer existe] ou a MCL, como requerida nesta demanda, tenham qualquer participação acionária atual na Eldorado, já que toda a participação da última, via MJ, foi alienada à J&F, motivo pelo qual há de se deferir a tutela, tal como pleiteada”, frisa Fernandes Martins.

Assim, fica suspenso o direito a voto concedido à Mário Celso até o julgamento da causa, que acontecerá em 2020 na 2ª Câmara Cívil do TJMS. A última sessão de 2019 aconteceu no dia 17 deste mês e ainda não há agendamento para o ano que vem.

Imbróglio

Mário Celso era dono da MCL Fundo de Investimento que, em 2012, vendeu a MJ Participações – empresa a qual dava a Lopes 25% da Eldorado – para a J&F. Porém, ele alega que não vendeu 100% da MJ, o que segundo o desembargador Sérgio Martins não se comprova nos documentos anexados ao processo que corre no Tribunal.

“É incontroverso que a venda das ações pela empresa requerida MCL Fundo de Investimento em Participações Multiestratégia à J&F Investimentos S.A ocorreu em 15.5.2012, ou seja, há quase 8 (oito) anos atrás, não havendo, portanto, perigo de dano à empresa requerida MCL Fundo de Investimento em Participações Multiestratégia”, expõe Martins.

O desembargador ainda completa que “apenas em 13.9.2019 [Mário Celso] ajuizou ação pleiteando reconhecimento de nulidade cumulada com descumprimento de obrigação acionária (autos principais n. 0805496-40.2019.8.12.0021), o qual levou o magistrado de primeiro grau, Márcio Rogério Alves, a indeferir o pedido de tutela antecipada”.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Durante chuva forte em Campo Grande, asfalto cede e abre ‘cratera’ na Avenida Mato Grosso

Bebê que teve 90% do corpo queimado após chapa de bife explodir morre na Santa Casa

Com alerta em todo o Estado, chuva forte atinge Campo Grande e deixa ruas alagadas

Tatuador que ficou cego após ser atingido por soda cáustica é preso por violência doméstica

Notícias mais lidas agora

Menino de 4 anos morre após tomar remédio controlado do pai em Campo Grande

Pedágios

Pedágio em rodovias da região leste de MS fica 4,83% mais caro a partir do dia 11 de fevereiro

Vítimas temem suposta pressão para abafar denúncias contra ‘fotógrafo de ricos’ em Campo Grande

Morto por engano: Trabalhador de usina foi executado a tiros no lugar do filho em MS

Últimas Notícias

Política

‘CPI do Consórcio Guaicurus’ chega a 10 assinaturas e já pode tramitar na Câmara

Presidente da Câmara, Papy (PSDB) não assinou pedido da CPI após defender mais dinheiro público para empresas de ônibus em Campo Grande

Cotidiano

Decisão de Trump de taxar aço pode afetar exportação de US$ 123 milhões de MS

Só em 2024, Mato Grosso do Sul exportou 123 milhões de dólares em ferro fundido para os EUA

Transparência

MPMS autoriza que ação contra ex-PGJ por atuação em concurso vá ao STJ

Ação pode anular etapa de concurso por participação inconstitucional de Magno

Política

Catan nega preconceito após Kemp pedir respeito à professora trans

Fantasia de ‘Barbie’ da professora não foi considerada exagerada por outros deputados