Pular para o conteúdo
Transparência

PGR apresenta novo agravo para manter presos cinco réus da Lama Asfáltica

A PGR (Procuradoria-Geral da República) apresentou segundo agravo regimental na Reclamação 30313, do STF (Supremo Tribunal Federal), pedindo para que sejam cassados os acórdãos do TRF3 (Tribunal Regional Federal da 3ª Região) que concederam liberdade a cinco réus da Operação Lama Asfáltica. Segundo alegado por Raquel Dodge, as decisões, ao contrário do entendimento do relator […]
Arquivo -
A Procuradora Geral da República
A Procuradora Geral da República

A PGR (Procuradoria-Geral da República) apresentou segundo agravo regimental na Reclamação 30313, do STF (Supremo Tribunal Federal), pedindo para que sejam cassados os acórdãos do (Tribunal Regional Federal da 3ª Região) que concederam liberdade a cinco réus da Operação Lama Asfáltica.

Segundo alegado por , as decisões, ao contrário do entendimento do relator ministro Alexandre de Moraes, configuram nova violação à autoridade da decisão proferida pelo STF no Habeas Corpus n. 135.027. O pedido é para que todos os réus permaneçam presos.

Foi concedida liberdade a João Alberto Krampe Amorim Dos Santos, Elza Cristina Araújo Dos Santos, Ana Paula Amorim Dolzan, o ex-fiscal de obras da Agesul (Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos) Wilson Roberto Mariano de Oliveira e da filha, Mariane Mariano de Oliveira Dornellas. O novo recurso foi apresentado no último dia 4 de setembro, um dia após a decisão colegiada da 1ª Turma pela manutenção das prisões de Edson Giroto e o cunhado, Flávio Scrocchio.

Dodge afirma que o alegado excesso de prazo processual não se deve unicamente ao comportamento da autoridade policial ou do parquet federal. “Ao contrário, há elementos que apontam para a atuação indevida das defesas, reconhecidos pelo juízo de piso, fatores que, longe de qualificar a abusividade da prisão preventiva por excesso de prazo, reforçam a necessidade da medida constritiva, desta feita não apenas para a garantia da ordem pública – fundamento pelo qual foi decretada a primeira prisão preventiva dos investigados –, mas também para a conveniência da instrução criminal e para assegurar a aplicação da lei penal”.

Decisão

No último dia 3, a Primeira Turma do STF (Supremo Tribunal Federal) manteve apenas a prisão do ex-deputado federal e ex-secretário de Obras de Edson Giroto e de seu cunhado Flávio Henrique Garcia Schrocchio, condenados pelo delito de lavagem de dinheiro no âmbito da Operação Lama Asfáltica em decisão do plenário.

O recurso na Reclamação 30313 foi negado por maioria, seguindo o voto do relator, ministro Alexandre de Moraes. O ministro Marco Aurélio, presidente, era a favor do recurso, mas foi vencido.

A advogada Maria Cláudia Bucchianeri Pinheiro fez a defesa de Giroto e Schrocchio. A operação apura fraudes em obras de saneamento e de conservação de rodovias em Mato Grosso do Sul. Os dois foram condenados, respectivamente, a 9 anos, 10 meses e 3 dias e a 7 anos, 1 mês e 15 de reclusão. De acordo com o relator, a manutenção da prisão é legal, pois a sentença condenatória prevê regime inicial fechado e não estabeleceu o direito de recorrerem em liberdade.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
furto de fios

PM prende dois e ‘caça’ outros por suspeitas de furto de fios na Júlio de Castilho

Evander Vendramini (PP) colocou à disposição a presidência regional do PP

Após perder eleição, ex-deputado analisa trocar PP pelo PL em 2026

PL quer proibir bloqueio automático de chaves Pix por irregularidade no CPF ou no CNPJ

alems deputados reajuste

Confira como funcionará o recesso na Assembleia Legislativa de MS

Notícias mais lidas agora

MPMS pode gastar até R$ 3,1 milhões em 750 iPhones 16 com pacotes de dados internacionais

jonir

Autodidata, Jonir fez primeira obra aos 19, mas se considerava ‘artista de nascença’

samu

Furto de fiação faz Samu alterar contato temporariamente em Campo Grande

‘A liberdade da motocicleta é incrível, mas a vida vale mais’, diz vítima de acidente de trânsito

Últimas Notícias

Cotidiano

Furto de fiação faz Samu alterar contato temporariamente em Campo Grande

Telefone 192 enfrenta estabilidade neste domingo

Polícia

Idoso é encontrado morto ao lado de lixeira, na Avenida Euller de Azevedo

Corpo foi encontrado por populares que acionaram o socorro, mas a vítima já estava morta

Esportes

Brasil encara a Itália em busca de título inédito da Liga das Nações neste domingo

Partida também pode marcar a revanche contra as italianas, que levaram a melhor sobre o Brasil em 2022

Le Blog Maria Antonia

Arraiau Cãopira acontece HOJE! Venha curtir o dia com seu doguinho e ajudar uma boa causa

É hoje ! Arraiau Cãopira! Prepare o chapéu de palha, a camisa xadrez e traga seu doguinho para o arraiá mais animado e solidário da cidade! Neste domingo , das 9h às 18h, a Praça Regina será palco do imperdível Arraiau Cãopira, uma festa beneficente em prol de ONGs e protetores de animais parceiros da … Continued