TJMS derruba liminar que proibiu vistoria nas credenciadas

O presidente do TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul), Divoncir Schreiner Maran,  derrubou, na tarde desta quinta-feira (27), liminar que suspendia a realização de vistorias veiculares e inspeção em credenciadas. Com a decisão que atende pedido do Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito), as empresas terceirizadas voltam a poder realizar o serviço. A […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

TJMS derruba liminar que proibiu vistoria nas credenciadasO presidente do TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul), Divoncir Schreiner Maran,  derrubou, na tarde desta quinta-feira (27), liminar que suspendia a realização de vistorias veiculares e inspeção em credenciadas. Com a decisão que atende pedido do Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito), as empresas terceirizadas voltam a poder realizar o serviço.

A decisão de suspender as vistorias em credencias é do juiz David Oliveira Gomes Filho, da 2ª Vara de Direitos Difusos, Coletivos, Individuais Homogêneo. Na sexta-feira (21), o magistrado atendeu pedido do MP-MS (Ministério Público Estadual) em ação movida contra o órgão estadual.

Depois da suspensão, as vistorias e inspeções passaram a ser feitas somente no Detran-MS. Nos últimos dias, filas se formaram no pátio do órgão. Diante da situação, o departamento de trânsito recorreu da decisão, nesta quarta-feira (26), e em decisão liminar o presidente do TJMS atendeu a solicitação.

No recurso apresentado ontem, a direção do Detran justifica a constitucionalidade de EVCs (Empresas Credenciadas de Vistoria) serem contratadas para fazer o serviço. Segundo o órgão, o Contran (Conselho Nacional de Trânsito) autoriza que o procedimento seja feito.

Na decisão, Divoncir Maran afirma que a manutenção da liminar, e consequentemente a proibição de credenciadas realizarem a vistoria, causaria “grave lesão à ordem, à saúde, à economia e à segurança públicas”.

O magistrado ainda afirma que a proibição causará sobrecarga ao “órgão oficial, por sua vez, prejudicará de sobremaneira a eficiência do serviço prestado, que possui caráter essencial […]”.

Detran não segue normas

O Jornal Midiamax revelou, nesta quinta-feira, que o Detran-MS não está seguindo normas que ele mesmo determinou a credenciadas durante a realização das vistorias.

A normativa foi publicada pelo Detran-MS em 28 de julho, e aumentou as exigências técnicas e operacionais para as ECVs. Mas, apenas para as empresas. O próprio órgão estadual está desobrigado de cumprir as regras, como filmagem e fotografia das vistorias.

De acordo com a Portaria, publicada depois que veio à tona mais um flagrante de veículo sendo aprovado sem condições de rodagem, as empresas devem filmar todas as vistorias com aplicativos informatizados homologados e instalados em tablets ou smartphones. A gravação deve documentar as condições dos pneus e estepe, vidros, retrovisores, faróis, lanternas, para-choques, portas, capôs, painéis laterais e outros itens.