Após pouco mais de um ano de trabalho, a Comissão Especial criada para apurar questões relativas à (Custeio de Serviço de Iluminação Pública no Município de ), apresentou seu relatório final na Câmara de Vereadores, na sessão desta quinta-feira (13).

De acordo com o presidente da Comissão, vereador Dr. Lívio Leite (PSDB), o grupo analisou contratos de licitação da Prefeitura com a concessionaria de serviços públicos de energia elétrica, a Energisa, entre os de 2012 a 2018, e constataram que contratos foram reajustados acima do limite que permite a lei.

Segundo Lívio, ficou comprovado que a concessionária cobrou valores ‘a mais' da Prefeitura. Além disso, destacou o tucano, a Energisa cobrava de empresas taxas de residência, o que gerava um repasse menor para o município.

“Tem campo de futebol que nem tem iluminação que a Energisa cobra por iluminação pública”, destacou o presidente da Comissão.

Além dos campos, poços artesianos sem bomba elétrica, semáforos, outdoors e até pontos de taxi tinham sua iluminação cobrada, de forma equivocada, da Prefeitura.

O vereador do PSDB ainda acusou a Energisa de dificultar aos vereadores o acesso a documentos durante os trabalhos da Comissão. Lívio argumentou que a Cosip mesmo no período em que deixou de ser cobrada, ainda em 2016, manteve uma quantia considerável em caixa, para ele se o recurso é usado para custeio do serviço e manutenção da iluminação, o dinheiro não chegada a sua destinação final.

O relatório será entregue à Mesa Diretora da Câmara, que o remeterá ao Poder Executivo. No documento, os vereadores pedem mais fiscalização da Cosip, e cobram do município medidas que sejam embasadas nos estudos técnicos feitos durante todo o trabalho da Comissão Especial.