MPE-MS instaurou investigação contra ex-secretário

Ex-secretário da Casa Civil durante os dois primeiros anos do governo de Reinaldo Azambuja (PSDB), é alvo de uma investigação no MPE-MS (Ministério Público Estadual de Mato Grosso do Sul) por uso de bem público para fins particulares, segundo edital publicado no diário oficial do órgão desta quarta-feira (28).

O procedimento preparatório, instaurado pelo promotor Humberto Lapa Ferri, da 31ª Promotoria de Justiça do Patrimônio Público e Social da Comarca de , investiga possível uso de uma aeronave pertencente ao Governo do Estado para fins particulares do ex-secretário e de seus familiares.Sérgio de Paula é investigado por uso de bem público para fins particulares

Denúncias sobre propinas

De Paula deixou o governo do Estado em março após uma reforma administrativa feita pelo governador Reinaldo Azambuja. Na época, boatos sobre um suposto vídeo que envolveria o ex-secretário em suposto esquema de recebimento de propina circularam pela administração, que negou a existência do assunto.

Um mês depois, o empresário José Alberto Berger denunciou em rede nacional um suposto esquema de extorsão para cobrança de propina em troca de benefícios fiscais no governo.

​Sérgio de Paula foi gravado em áudio dando um ‘toque' para que ‘Polaco', José Ricardo Guitti, fosse procurado na tentativa de recuperar concessões do governo. O Polado foi gravado recebendo R$ 30 mil reais em espécie.

A gravação complica a versão de De Paula de que não indicou ou autorizou qualquer contato do empresário com ‘Polaco'. No entanto, José Ricardo Guitti admitiu as conversas alegadas pelo empresário, em um boletim de ocorrência que foi registrado no Garras (Delegacia Especializada de Repressão a Roubo a Banco e Resgate a assaltos e Sequetros), ainda em janeiro deste ano, quando confessou que intermediou uma reunião de Berger com servidores da Sefaz.

A gravação apresentada por Berger com exclusividade ao Jornal Midiamax flagra uma conversa com o então secretário da Casa Civil, em novembro do ano passado, na qual, segundo ele, Sérgio de Paula orienta o empresário a procurar Polaco, um pessoa que teria um bom trânsito com interlocutores do governo.