Prefeitura irá comprar jogos de sexualidade e brinquedos por até R$ 80 mil

Jogos terão caráter educativo e preventivo

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Jogos terão caráter educativo e preventivo

Nesta segunda-feira (3), a Prefeitura de Campo Grande tornou público quais serão as empresas que irão fornecer jogos de sexualidade humana e brinquedos educativos e lúdicos para a Semed (Secretaria Municipal de Educação) e Sesau (Secretaria Municipal de Saúde).

A compra dos jogos, avaliada em R$ 80 mil, inclui jogos de matemática, futebol, meio ambiente, amarelinha, fantoches, jogos educativos sobre a dengue, Jogo de Corpo e Vale Sonhar.

A licitação, aberta em junho do ano anterior, gerou polêmica na Capital, pois pessoas começaram a questionar qual seria a utilidade dos jogos de sexualidade humana, e se seriam brinquedos sexuais.

À época vereador, o deputado Paulo Siufi (PMDB) chegou a levar o assunto à tribuna na Câmara de Campo Grande. “Jogos educativos e lúdicos e jogos de sexualidade humana. Quais seriam esses jogos que não estão discriminados na licitação?”, disse Siufi.

Em nota, a assessoria da Sesau informou que os jogos de sexualidade humana não se tratavam de brinquedos para estimular a atividade sexual, e sim para trabalharem na prevenção da iniciação sexual precoce e estimular o combate a DSTs (Doenças Sexualmente Transmissíveis).

“Adolescentes que passam por um trabalho de educação em sexualidade são estimulados a iniciar a vida sexual mais tarde. Para os que já tem vida sexual ativa, a tendência é que se aumente o uso de métodos contraceptivos, reduzindo assim o número de gravidez na adolescência e doenças sexualmente transmissíveis”, dizia a nota.

A licitação foi dividida em dois lotes, o Lote 1, dos jogos educativos e lúdicos, e o Lote 2, dos jogos de sexualidade humana (Vale Sonhar e Jogo do Corpo).

A empresa Comercial Via Oeste Utilidades foi a vencedora do lote 1, enquanto a Tecnologia Educacional Editora e Distribuidora de Projetos para Educação, venceu o lote 2.

Os valores propostos pelas empresas vencedoras da licitação não foram divulgados. O procedimento foi homologado e adjudicado pelo ex-prefeito Alcides Bernal ainda em dezembro de 2016.

(com supervisão de Evelin Cáceres)

Conteúdos relacionados

Casa de Leis de Mato Grosso do Sul (Arquivo, Midiamax)