Operação da Polícia Civil acontece em Jaraguari

Desde a madrugada desta quarta-feira (10) cerca de 40 policiais civis da Capital deflagraram a Operação Meteoro em Jaraguari, distante 47 quilômetros de , com busca e apreensão na Prefeitura, Câmara de vereadores da cidade e comércios.

A suspeita, segundo informações preliminares, é de fraude e em licitações e falsidade ideológica praticada, em tese, pelo prefeito e mais três vereadores da cidade com pouco mais de 6 mil habitantes.

A Operação cumpre 20 mandados de busca e apreensão envolvendo casas, comércios, secretarias municipais, a Câmara de vereadores e a Prefeitura. A operação é comandada pela (Delegacia Especializada de Combate ao Crime Organizado). 

A suspeita de improbidade administrativa motivou um pedido de busca e apreensão no Tribunal de Justiça de Mato Grosso od Sul, com cautelar deferida para ser cumprida nesta quarta. A operação conta com o apoio do Garras, Denar, Derf e Decon. 

A denúncia noticia diversos atos de improbidade imputados ao atual prefeito da cidade “em conluio criminoso” com vereadores do município e ainda gestores públicos e privados do Estado. 

Em razão do foro privilegiado, as denúncias de fraude em , falsificação de documento público, falsidade ideológica, uso de documento falso, peculato, emprego irregular de verbas públicas, corrupção, passiva, advocacia administrativa, tráfico de influência, lavagem de dinheiro e organização criminosa. 

Em parceria, empresários e poder público estariam prejudicando o comércio local ao superfaturar obras, direcionar tráfico de influência, e outras irregularidades em borracharias, transporte escolar, obras, assistência social, merenda escolar, frota, locação de veículos, recuperação de estradas, informática, alimentação, saúde e despesas oficiais. 

A investigação corre desde dezembro de 2015.