Judicializações do SUS levam Tribunal de Justiça de MS a criar núcleo técnico
Comissão será responsavel por pareceres
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Comissão será responsavel por pareceres
O TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) aprovou o Regulamento Interno do NAT (Núcleo de Apoio Técnico), núcleo que tem por fim assessorar o Judiciário com informações técnicas nas demandas relativas ao fornecimento de medicamentos, exames, internações e demais tratamentos do SUS (Sistema Único de Saúde). Em outras palavras, o NAT fornecerá pareceres técnicos que auxiliarão os magistrados devido ao grande volume de ações judiciais que envolvem o SUS.
Conforme o regulamento, a composição do NAT será definida por meio de um convênio firmado entre o Estado de Mato Grosso do Sul, Município de Campo Grande e o TJ. Os profissionais designados para comporem o núcleo terão mandato de dois anos, prorrogáveis caso haja decisão consensual) não poderão ter relações de qualquer natureza com indústrias farmacêuticas, laboratórios e com o profissionais prescritores que possma vir a configurar conflito de interesses.
Os servidores ocupantes de cargos em comissão ou função de direção, chefia e assessoramento superiores, cargos de direção, função gratificada e
gratificação de representação terão jornada de trabalho de 8 horas diárias (40 horas semanais). Já para os demais servidores, será empregada jornada de 6 horas diárias (30 semanais).
Distribuição e deliberações
As deliberações do NAT serão estabelecidas por meio de Parecer Técnico, tendo como base critérios da Medicina Baseada em Evidências, e assinado pelo menos por dois integrantes, a não ser que um dos membros seja médico e esteja de plantão. As deliberações deverão abordar informações como sobre a enfermidade, por meio de apresentação da linha terapêutica padronizada no SUS, tratamentos realizados e alternativas de tratamentos possíveis, informações sobre a medicação solicitada (se for o caso), dentre outros campos.
De forma geral, uma vez distribuída a ação, uma cópia será automaticamente remetida ao NAT, de forma eletrônica ou documental. Assim, o servidor administrativo auxiliar organizará a distribuição dos serviços, verificando a matéria e volume afeto a cada
membro, salvo os períodos de plantão, em que a ação será remetida ao profissional plantonista, O prazo para emissão do parecer técnico não poderá ser inferior a 5 dias úteis, a não ser nos casos sinalizados como urgentes – que oferecem riscos à integridade do paciente – que deverão ser atendidas no prazo máximo de 48 horas.
Notícias mais lidas agora
- Empresário morre ao ser atingido por máquina em obra de indústria em MS
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
Últimas Notícias
Casal que deu apoio a fuga de garupa que executou motociclista é preso na BR-060 em Campo Grande
Júnior Ferreira de Souza foi executado com tiros no rosto e nas costas na Rua dos Pioneiros na noite de sexta-feira (13)
Deputado quer estudo para manutenção de placas indicativas da MS-156
Indicação foi lida na Alems, pelo deputado Lídio Lopes (Patriota)
Dois petroleiros russos derramam óleo no Estreito de Kerch após tempestade
Autoridades disseram que um membro da tripulação morreu
Homem é enganado, cai em golpe e acaba perdendo R$ 1 mil no Jardim Campo Nobre
Autor disse que a chave PIX era “muito difícil de digitar” e fez uma transferência muito acima do valor combinado com a vítima
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.